As jornalistas Artemisa Lopes e Laura Zacca sempre gostaram de livros, cinema, RPG´s, HQ´s e outros elementos ligados a ficção, fantasia. Com o tempo, elas foram se especializando e hoje têm uma iniciativa voltada para este universo – o universo geek. Começaram com um canal no Youtube – O Canal Luna Solis. Depois, passaram a publicar, mensalmente, uma coluna, de mesmo nome, no site Região Tocantina. E, mais recentemente, criaram um podcast que está nas principais plataformas de áudio – o Luna Solis Cast. Nesta entrevista, elas fazem um panorama sobre as características da cultura geek, bem como apontam seus planos e anunciam novidades. Vale a leitura!
Região Tocantina – Que panorama se pode ter hoje da cultura geek?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – A cultura geek abrange todo conteúdo relacionado ao mundo do entretenimento, desde séries televisivas, o cinema, os games, RPG’s, HQ’s, os quadrinhos e a literatura, e também abrange os fãs que consomem esse tipo de conteúdo. Hoje ela está mais inclusiva, com mais representatividade, tanto da comunidade LGBTQIA+, das mulheres e de etnias variadas sendo apresentadas, seja nas telas ou nas páginas de um livro.
Região Tocantina – A cultura geek tem, vinculada a ela, alguns gêneros literários. Quais são e como se caracterizam?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – Os gêneros literários mais famosos da cultura geek são fantasia (que aborda universos mágicos com elementos sobrenaturais), ficção científica (narrativa que explora conceitos e feitos científicos no futuro, como tecnologias avançadas), horror (criado com o intuito de causar medo, aterrorizar), HQ´s (histórias de super heróis), quadrinhos (narrativa desenhada) e graphic novels (novela com ilustrações de algumas cenas).
Região Tocantina – Vocês são autoras que publicam em plataformas digitais. Como está hoje o cenário dessas plataformas?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – Atualmente, existem 3 plataformas principais de escrita, que são as mais conhecidas: o Nyah Fanfiction, o Social Spirit e o Wattpad, sendo este o mais famoso deles, uma vez que é voltado para livros autorais, não apenas fanfics, como as outras duas. O Nyah e o Spirit são plataformas mais voltadas para escrita de fanfics (histórias criadas por fãs tendo como cenários livros famosos). Isso também acontece no Wattpad, mas a diferença é que muitos autores conseguem visibilidade o suficiente no Wattpad, e dessa forma podem ter a chance de publicar seus livros físicos, uma vez que a plataforma oferece muito espaço para autores iniciantes.
Região Tocantina – Como surgiu a ideia do Canal Luna Solis?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – A ideia partiu da nossa vontade de trabalhar com entretenimento e fazer algo que realmente gostássemos, com conteúdo original e independente. Sempre gostamos muito de séries, livros e filmes, e estávamos sempre conversando sobre esses assuntos. Pensamos em unir nossos gostos e ter um espaço nosso para compartilhar com outras pessoas, além de que a nossa formação em Jornalismo nos ajudou a lidar com a criação de conteúdo, a lidar com a câmera e o processo de edição de vídeos.
Região Tocantina – Qual é o maior objetivo do Canal?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – Conseguir compartilhar e criar uma comunidade com outras pessoas que também gostam ou se interessam pelos mesmos assuntos e também ganhar visibilidade no cenário geek, atraindo um público cada vez maior. Além disso, com o canal também podemos trabalhar fazendo algo que gostamos e pôr em prática nossos conhecimentos que adquirimos durante nossa formação.
Região Tocantina – Que projetos vocês têm para o Canal?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – Recentemente publicamos nosso primeiro podcast, o “Luna Solis Cast”, que vai ao ar todo sábado às 19h30, nas principais plataformas digitais, dedicado exclusivamente a explorar diversos assuntos da literatura, desde autores, suas obras literárias e as adaptações. Também temos um projeto de criar uma campanha em RPG que sairá em formato de vídeo para o canal no Youtube, no qual convidaremos outros jogadores e escritores, dando dessa forma visibilidade para a narrativa em estilo RPG.
Região Tocantina – E, para quem quer entender a cultura geek, por onde começar?
Artemisa Lopes e Laura Zacca – Você pode começar a partir de um tema ou um gênero que você se identifique ou goste. Por exemplo, para os amantes dos games, escolha algum jogo que você goste e a partir daí poderá conhecer outros jogos parecidos e fazer amigos que também curtem o jogo. Quem gosta de ler pode escolher um gênero favorito, seja fantasia ou romance, ou então para quem curte séries e cinema, pode se identificar com histórias variadas e assim vai acabar consumindo mais daquele tipo de narrativa.