sexta-feira, 22 de março de 2024

Tabagismo é responsável pela maioria das mortes evitáveis no mundo

Publicado em 30 de maio de 2022, às 17:57
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Pitágoras
Imagem fornecida pela Assessoria de Comunicação - Faculdade Pitágoras.

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) alerta que o tabagismo é uma doença crônica e causa outras enfermidades. É responsável por levar à morte 443 brasileiros todos os dias, embora os óbitos decorrentes do ato de consumir tabaco sejam evitáveis, ainda há muitos fumantes. Não fumar ou parar é a principal forma de prevenir o câncer de pulmão, de cavidade oral, na laringe, faringe e esôfago.

O câncer de pulmão é o segundo mais comum em homens e mulheres no Brasil (sem contar o câncer de pele não melanoma). É o primeiro em todo o mundo desde 1985, tanto em incidência quanto em mortalidade. Cerca de 13% de todos os casos novos de câncer são de pulmão. Já o câncer de boca afeta lábios e demais estruturas, como gengivas, bochechas, palato duro, língua (principalmente as bordas) e a região embaixo dela.

Em dados reunidos pelo Inca, a última estimativa mundial (2012) apontou incidência de 1,8 milhão de casos novos, sendo 1,24 milhão em homens e 583 mil em mulheres. Apenas no Brasil, a doença foi responsável por 26.498 mortes em 2015. Em cerca de 85% diagnósticos, o câncer de pulmão está associado ao consumo de derivados de tabaco, sendo o cigarro o mais importante fator de risco para o desenvolvimento da doença.

A coordenadora do curso de enfermagem da Anhanguera, Bruna Vasconcelos ,  alerta que fumar é prejudicial à saúde do fumante e daqueles que estão expostos à fumaça, os chamados fumantes passivos. “A Organização Mundial da Saúde aponta que o tabaco mata mais de 8 milhões de pessoas por ano. Mais de 7 milhões dessas mortes resultam do uso direto desse produto, enquanto cerca de 1,2 milhão é o resultado de não-fumantes expostos ao fumo passivo. Quem fuma passivamente também pode desenvolver câncer. A fumaça é tão prejudicial quanto tragar, não há exposição segura. As substâncias que compõem o cigarro são cancerígenas”, alerta

Anualmente as mortes evitáveis atribuídas ao tabagismo alcançam 37.686 pessoas por Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), 33.179 por doenças cardíacas, 25.683 outros cânceres, 24.443 ao câncer de pulmão, 18.620 ao tabagismo passivo e outras causas, 12.201 à pneumonia e 10.041 ao acidente vascular cerebral.

A fim de informar e colaborar com a saúde da população, a enfermeira Bruna lista mudanças que são benéficas para as pessoas quando abandonam o vício:

– Em 20 minutos, a frequência cardíaca e pressão arterial caem.

– De 2 a 12 semanas a circulação sanguínea melhora e a função pulmonar aumenta.

– De 1 a 9 meses a tosse e a falta de ar diminuem.

– Em 1 ano o risco de doença cardíaca coronariana é cerca de metade do de um fumante.

– Em 5 anos, o risco de derrame é reduzido ao de um não fumante.

– Em 15 anos, o risco de doença cardíaca coronária é o de um não fumante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade