O curso de Pedagogia da Universidade Federal do Maranhão – Câmpus de Imperatriz, em parceria com o Centro Acadêmico dos Estudantes de Pedagogia (Caped), realizarão entre os dias 23 e 28 deste mês, a IV edição do projeto de extensão “A UFMA na Semana Mundial do Brincar”, com o tema “Confiar na força do brincar”. O evento é uma campanha de sensibilização e mobilização de toda a sociedade sobre a importância do brincar na infância. No Brasil, a campanha é liderada pela rede de movimento internacional de voluntariado, Aliança pela Infância, mas acontece anualmente em mais de 40 países em todo o mundo.
De acordo com a coordenadora do projeto de extensão, professora Karla Bianca Monteiro, a semana tem como foco principal lembrar os adultos da necessidade que a criança tem de brincar. “É preciso preservar e respeitar o tempo de brincadeira já que os benefícios desses momentos são importantíssimos para o desenvolvimento infantil. Então todo esse trabalho tem o intuito de lembrar aos adultos que brincar é coisa séria e muito necessária. A brincadeira é muito importante para o desenvolvimento infantil saudável de diversos aspectos. Sendo assim, nada mais justo que ter uma data especial para incentivar a sociedade a estimular o brincar na infância”, ressaltou.
O Dia Internacional do Brincar foi instituído em 28 de maio de 1998. Por esta razão, o projeto constitui-se como uma atividade de extensão que se caracteriza por momentos de formação e práticas lúdicas com crianças da educação infantil às iniciais do ensino fundamental em escolas municipais de Imperatriz. A primeira edição ocorreu em 2019, a partir de uma parceria entre o curso de Pedagogia da UFMA e o Caped, inspirada no trabalho da Aliança pela Infância, convidando a acreditarmos no brincar como ato transformador, pois brincando a criança aprende a se relacionar com o mundo à sua volta, cria a si mesmo e cria novos mundos possíveis.
O público-alvo serão crianças da educação infantil anos iniciais do ensino fundamental, matriculadas na rede pública municipal de Imperatriz, convidadas a participar de um espaço de reflexão sobre o brincar, no qual os professores, acadêmicos de pedagogia, as famílias e os profissionais em geral terão oportunidade de desenvolver atividades lúdicas, músicas, danças, artes plásticas, brincadeiras, contação de histórias, recreação, e atividades psicomotoras. Todas as atividades serão desenvolvidas por acadêmicos de Pedagogia dentro das escolas contempladas: EM Professor José de Queiroz, EM Juracy Conceição, EM de Educação Infantil Edelvira Marques e EM Manoel Ribeiro.
Visando aprimorar o trabalho desenvolvido, este ano a comissão organizadora decidiu arrecadar brinquedos, promovendo uma campanha de arrecadação de brinquedos e materiais pedagógicos que serão entregues às escolas beneficiadas com o projeto, a fim de que os professores possam dar continuidade a esse trabalho lúdico durante o decorrer do ano.
PROGRAMAÇÃO
A IV Semana do Brincar em Imperatriz terá início na segunda-feira, 23, às 18h30, no auditório do Centro de Ciências Sociais, Saúde e Tecnologia (CCSST), com uma apresentação musical do cantor e acadêmico de Pedagogia Veriano. Em seguida, haverá uma apresentação artística e exibição do documentário sobre a Semana Mundial do Brincar na UFMA. Às 19h30 será realizada a roda de conversa “Confiar na força do brincar” ministrada pelas professoras Maria Tereza Bomfim, Kélvia Lúcia da Silva e Mary Any Felício.
No dia 24, terça, as atividades serão desenvolvidas nos dois turnos na Escola Municipal Professor José de Queiroz.
Dia 25, quarta, as atividades ocorrerão na Escola Municipal Juracy Conceição no período da tarde.
Dia 26, quinta, serão contemplados nos dois turnos, alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Edelvira Marques.
Dia 27, sexta, as atividades vão beneficiar no turno matutino alunos da Escola Municipal Manoel Ribeiro, localizada Lagoa Verde, zona rural de Imperatriz.
O encerramento da IV Semana do Brincar em Imperatriz será aberto ao público, com atividades lúdicas para as crianças da comunidade. A programação ocorrerá sábado, dia 28, na Praça da Cultura, a partir das 17h.