terça-feira, 17 de maio de 2022

Reitora e vice-reitora da UEMASUL são empossadas para o quadriênio 2022-2025

Publicado em 21 de março de 2022, às 15:36
Fonte: ASCOM – UEMASUL

A solenidade de posse da reitora da UEMASUL, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves e da vice-reitora Lilian Castelo Branco de Lima ocorreu nesta quarta-feira (16), em sessão solene do Conselho Universitário, com a presença do governador do estado do Maranhão, Flávio Dino. A solenidade iniciou com a entrada dos conselheiros e conselheiras da universidade.

A reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, recebeu a transmissão de cargo, feita simbolicamente pela aposição dos símbolos, samarra, borla e colar reitoral, da ex- reitora, professora Elizabeth Nunes Fernandes.  A samarra é uma vestimenta complementar das vestes doutorais próprias do cerimonial universitário, de uso exclusivo do reitor, na cor branca, simbolizando a reunião de todo o conhecimento. A borla tem o simbolismo idêntico ao da samarra e somente os reitores e doutores podem usá-la. Nas universidades as insígnias complementares das vestes talares são indicativas do poder institucional e temporal inerentes aos cargos. O colar reitoral é o ornamento usado pelos reitores como símbolo do poder.  Na sequênciaa reitora e a vice-reitora fizeram o juramento de compromisso, e em seguida assinaram os Termos de Posse.

A reitora, professora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, emocionada, iniciou seu discurso, falando sobre sua trajetória escolar, iniciada no município de Cururupu, Maranhão, e sobre o apoio e esforço dos pais para que ela e os irmãos estudassem, e para que pudesse estar ali, tomando posse como reitora, após 33 anos no exercício do ensino superior. A reitora reforçou ainda a importância e força da instituição. “A universidade é como sabemos, um espaço de produção do conhecimento, sendo este entendido como qualitativo acadêmico, realizado nas relações dialógicas e dialéticas entre mestres e estudantes como nos ensinou Paulo Freire. Lutamos por isto em nossa instituição. A UEMASUL, apesar de menina, já mostrou nesses cinco anos o quanto é forte, o quanto lutará pelo seu objetivo de criação que é o de contribuir para o desenvolvimento do Maranhão, a partir de sua área de influência pela ciência, por meio do ensino, da pesquisa, extensão e da inovação”.  

A reitora falou ainda sobre as ações do governo do estado em prol da educação. “Recentemente tive a oportunidade de presenciar um discurso do governador Flávio Dino, no qual ele afirmou que, de todas as obras que realizou no Maranhão, a mais importante foi a criação da UEMASUL. Notadamente a UEMASUL é um local digno, criada por um governador digno, que faz escolas dignas. Em razão disso, como forma de reconhecer e de agradecer pelo seu trabalho, pela valorização e fortalecimento do ensino superior, o Conselho Universitário desta universidade aprovou por unanimidade, a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao governador Flávio Dino”, finalizou a reitora.

No segundo ato da cerimônia, o governador Flávio Dino recebeu o título honorífico de Doutor Honoris Causa, primeiro título concedido pela instituição, por ocasião da 25ª reunião do Conselho Universitário, por indicação da reitora Luciléa Ferreira Lopes Gonçalves, por meio da Resolução 165/2022. O título Doutor Honoris Causa é a honraria de maior destaque concedida por uma instituição de ensino superior a personalidades que tenham se destacado singularmente por sua contribuição à cultura, à educação ou à humanidade.

Durante seu pronunciamento, o governador Flávio Dino destacou a importância da criação da UEMASUL.”A criação da UEMASUL representou autonomia, capacidade de criação de mais vagas, mais cursos, portanto, mais oportunidades para a juventude de toda região Tocantina, especialmente para a cidade de Imperatriz, possibilitando que o filho do pedreiro, do comerciante e do trabalhador rural possa sonhar”. Ressaltou também a importância da ciência para a humanidade, citando a criação da vacina contra o coronavírus em tempo recorde e agradeceu o recebimento do título Doutor Honoris Causa.

UEMASUL – cinco anos

O último ato da cerimônia comemorou os avanços da UEMASUL na região Tocantina, nos seus cinco anos de existência, consolidada como referência para o desenvolvimento da região Tocantina do Maranhão. Atualmente, a instituição oferta 23 cursos de graduação, um Mestrado Profissional em Letras stricto sensu, sete cursos de especialização lato sensu e um doutorado interinstitucional.

Inclusiva, plural, democrática e sustentável, a UEMASUL é uma universidade comprometida com a excelência, com a missão de produzir e difundir conhecimentos por meio do ensino, da pesquisa, da inovação e da extensão formando profissionais éticos e competentes, e contribuindo para a elevação cultural, social, científica e tecnológica do Maranhão e do Brasil.

Prestigiaram a cerimônia, autoridades civis, prefeitos da região, deputados estaduais, vereadores, diretores de instituições, diretores de centros, diretores de cursos, chefes de Divisões, professores, servidores técnico-administrativos, acadêmicos, estudantes, imprensa e demais convidados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: