sexta-feira, 22 de março de 2024

TJMA promove primeiro Hackathon

Publicado em 18 de março de 2022, às 15:24
imagem: TJMA

“Como melhorar o acesso à Justiça do cidadão e da cidadã maranhense?”. Esse é o desafio do primeiro Hackathon TJMA, promovido pelo Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), entre os dias 8 e 10 de abril de 2022. A maratona é coordenada pelo Laboratório de Inovação do TJMA, Toada Lab, e organizada pela empresa de inovação Judiciário Exponencial.

As inscrições serão gratuitas, na Página do Hackaton do TJMA, das 00h00min (horário de Brasília) de 14/03/2022 até às 12h00min (horário de Brasília) de 06/04/2022. Será permitida apenas 1 (uma) inscrição por CPF.

O ToadaLab, Laboratório de Inovação do TJMA, foi instituído por meio de Resolução GP nº 682021, assinada pelo presidente do TJMA, desembargador Lourival Serejo. O laboratório é coordenado pelo juiz Ferdinando Serejo. 

SOBRE O HACKATHON

O Hackathon – termo que remete à combinação das palavras “hack” (programar) e marathon (maratona) –  tem o objetivo de promover, reconhecer e divulgar soluções desenvolvidas pela comunidade, na esfera da Justiça Estadual, que tenham potencial inovador. A maratona não possui caráter comercial, nem objetiva resultados financeiros. 

O Hackathon TJMA é um evento aberto ao público, voltado a pessoas com conhecimentos nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, marketing, design e engenharia.

A maratona acontecerá de forma remota, com a utilização da  plataforma de Desafios e Experiências Exponenciais do Judiciário Exponencial (DEX2) [https://jedex2.com/] e plataforma de comunicação denominada Discord [https://discord.com]. O evento contará com atividades síncronas como palestras, mentorias e dinâmicas de interação entre os participantes. 

FORMAÇÃO DE TIMES

Os interessados em participar do Hackathon TJMA precisam formar times de três a cinco integrantes. O time deverá ser composto por, pelo menos, 1 servidor(a) do Poder Judiciário do Maranhão.

Os participantes serão convidados a manifestar suas áreas de conhecimento durante o processo de inscrição, com o objetivo de contribuir para a formação adequada das equipes. 

O público-alvo preferencial são pessoas com conhecimentos nas áreas de ciência de dados, programação e desenvolvimento, direito, negócios, economia, administração pública, comunicação social, design e engenharia. 

PRÊMIOS

1º Lugar: 

– Um notebook por participante (equipe com no máximo 5 pessoas);

– Uma assinatura anual do JEx Play – O maior hub de conteúdos do sistema de Justiça (https://jexplay.com.br/) – para cada;

– Um kit livros do Judiciário Exponencial.

2º Lugar: 

– Uma assinatura anual do JEx Play para cada;

– Um kit livros do Judiciário Exponencial.

3º Lugar: 

– Uma assinatura anual do JEx Play para cada;

PARCERIAS

O TJMA busca a captação de organizações (sejam públicas, privadas, associações, coletivos, redes, etc) que tenham interesse em serem parceiras do evento Hackathon TJMA, a fim de tornarem-se colaboradores na divulgação da maratona e no fomento da inovação da Justiça em suas instituições.

Para ser uma instituição parceira do Hackathon TJMA, basta preencher e enviar este formulário: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLScC48p_cy3YzxkZO5e1hLoLCTO8–WS9OTu62zvKdFoVNF2RQ/viewform

Em caso de dúvidas encaminhe um e-mail para [email protected]

MENTORIAS

O Tribunal também está inscrevendo mentores e mentoras para o Hackaton. As incrições podem ser feitas por meio do link: https://forms.gle/Q9d8g4atYw6F27CAA. Após inscrição, os mentores e mentoras receberão instruções e manual para a execução das atividades durante o evento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade