terça-feira, 17 de maio de 2022

Sebrae entrega Inventário Turístico ao município de Estreito  

Publicado em 5 de março de 2022, às 8:19
Documento faz parte das ações do programa Cidade Empreendedora, viabilizado pelo Sebrae e Governo do Estado, por meio da Seinc, para promover e desenvolver o turismo no município.
Prefeito de Estreito recebe documento do Sebrae. Imagem: Sebrae-MA

Um passeio por um paraíso de pequenas piscinas em pedras, com quedas d’agua deslumbrantes e trilhas para caminhada pode ser encontrado no município de Estreito em localidades como as cachoeiras das Mesas, de São Romão, do Porão, do Prata, da Estrema, do Padre e de dona Dedé, cada uma com seu diferencial e encanto. O que todas, no entanto, possuem em comum é o fato de serem atrativos naturais acessíveis para o lazer, apreciação e exploração do turismo local.

Localizado em posição estratégica na Região Tocantina, Estreito tem sido referência ao longo dos anos no que se refere ao desenvolvimento econômico e produtivo. O nome do município decorre do fato de que este se encontra na parte mais estreita do Rio Tocantins. Com 39 anos de emancipação e população estimada em pouco mais de 43 mil habitantes, Estreito tem em suas vocações econômicas o turismo e integra o polo indutor Chapada das Mesas, formado por 12 municípios com atrativos diferenciados, produtos e equipamentos turísticos para atender a demanda.

Todo o potencial do município voltado para o turismo está identificado e reunido no Inventário Turístico viabilizado pelo Sebrae e entregue, recentemente, ao prefeito Leo Cunha, durante a cerimônia de revitalização da Sala do Empreendedor local. O documento trata de uma das entregas do programa Cidade Empreendedora, fruto da parceria do Sebrae e Governo do Estado, via Secretaria de Indústria, Comércio e Energia (Seinc), em execução desde o ano passado. Nele está um mapeamento dos atrativos, equipamentos e toda a composição turística para ajudar Estreito na estruturação e desenvolvimento da atividade e consequente fortalecimento de sua economia.

Para o diretor superintendente do Sebrae Maranhão, Albertino Leal, o documento viabilizado pelo Sebrae, dentro das soluções do programa Cidade Empreendedora, é um importante passo para potencializar o aumento do turismo não apenas local como regional.

“O inventário é a radiografia do que existe na cidade, mapeamento de opções de visitas, hotéis, manifestações culturais, opções e informações reunidas que vão possibilitar conhecimento e oportunidades de levar a outros órgãos fomentadores do turismo, apresentando o que o município tem de diferencial para que possa favorecer maior desenvolvimento para a região pela via do turismo”, comentou o diretor”.

O Inventário Turístico de Estreito é fonte de informações e está estruturado e dividido nas categorias: informações básicas do município, serviços e equipamentos turísticos e atrativos turísticos. Além de outras informações adicionais que complementam. O documento é base para o desenvolvimento do Planejamento Estratégico e do Plano Municipal de Turismo (PMT). A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo do município foi responsável por realizar o planejamento estratégico do turismo, com levantamento de informações, apoiada pelo Conselho Municipal de Turismo (Comtur).

Mapeadas em inventário turístico, as cachoeiras estão entre os atrativos naturais de Estreito. Imagem: Divulgação.

ATRATIVOS – O mapeamento traz dados e apresenta vários atrativos a serem explorados, com uma variedade de cachoeira, por exemplo, com particularidades que as tornam únicas. Os serviços de hospedagem reúnem várias opções, assim como o turismo religioso e demais atrativos culturais que estão reunidos no material entregue pelo Sebrae.   

O prefeito de Estreito, Leo Cunha reforçou a importância do Inventário Turístico como identificação das atrações e potencialidades do município. “Estreito vive momento de novos avanços, a exemplo a Sala do Empreendedor que foi ampliada tanto em espaço físico quanto em serviços para melhor atender a demanda empresarial. Agora, o inventário vai proporcionar mais um avanço para a cidade ao estruturar e organizar expressivamente as potencialidades e atrativos para promover o turismo, contribuir na geração de emprego e renda. Agradecemos ao Sebrae por colaborar, efetivamente, com essa etapa importante na história de Estreito”, enfatizou o prefeito.  

O município de Estreito é Cidade Empreendedora e integra o programa Líder do Sebrae, sendo atendido pela instituição no desenvolvimento de diversas ações em favor dos pequenos negócios, com foco no fortalecimento da economia local.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: