sexta-feira, 26 de abril de 2024

Comissão do Movimento Nova Federal Maranhão entrega pedido de criação da nova universidade para presidente do Senado, Rodrigo Pacheco

Publicado em 26 de fevereiro de 2022, às 9:24
A Comissao esteve no IFMA para entregar o ofício aos senadores Weverton Rocha e Rodrigo Pacheco.

Uma comissão de membros do Movimento Nova Federal Maranhão entregou, na manhã desta quinta-feira (24/02/2022), ao presidente do Senado Federal, senador Rodrigo Pacheco, um documento pedindo apoio para criação da nova universidade federal no Maranhão.
O senador esteve em Imperatriz e participou de uma cerimônia no IFMA (Instituto Federal do Maranhão), local onde recebeu o documento da comissão durante cerimônia. Também recebeu ofício equivalente o senador Weverton Rocha. Além dois dos senadores, o senador Roberto Rocha participou da ocasião e mencionou, em discurso, o projeto de sua autoria que pede criação de uma nova universidade para o Estado, batizada por ele de UFAMA, Universidade Federal da Amazônia Maranhense.
O documento foi entregue com a intenção de buscar apoio legislativo para o projeto de criação de uma nova universidade, reiterando a importância deste projeto que poderá impactar, diretamente, mais de 20 municípios da Região Sul-Sudoeste maranhense, além de outros de estados vizinhos, como Tocantins e Pará. A ideia é que a nova universidade possa ser criada a partir dos campi já existentes nos municípios de Imperatriz, Grajaú e Balsas, oportunizando mais autonomia à universidade nestas localidades e com possibilidade de expansão para outras cidades na região. A divisão dos campi para criação da nova universidade já conta com o apoio da reitoria da UFMA, que publicou uma Moção de Apoio do seu Conselho Universitário (CONSUN).
O Maranhão empreende uma luta há décadas para ter uma segunda universidade federal, sendo que a UFMA é a única universidade federal no Estado. O Maranhão é um dos oito da federação que possuem apenas uma única universidade federal para atender a sua população, estimada no censo de 2019 em cerca de 7.075.181 habitantes. E, do Nordeste, é um dos três únicos.
Atualmente, depois de diversos projetos que buscaram a criação da nova universidade, a iniciativa que tramita sobre criação da nova federal é o projeto do senador Roberto Rocha para criar a UFAMA – Projeto de Lei do Senado n° 505, de 2017.
O Movimento Nova Federal Maranhão foi criado há cerca de dois anos para dar apoio a qualquer ação legislativa de criação desta nova universidade. Os integrantes do movimento que participaram da entrega foram: o diretor do campus de Grajau, Roni César Andrade de Araújo; o professor do campus de Balsas, Mateus Ribeiro Lage; e os professores do campus de Imperatriz, Marco Antônio Gehlen, Marcus Túlio Lavarda e Hélio Araújo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade