Para alertar as pessoas sobre os cuidados necessários à prevenção do câncer de boca, durante o mês ocorre a campanha Novembro Vermelho. De acordo com a coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, George Abraão C. Nascimento, o câncer de boca é o terceiro principal na mortalidade pela doença e a prevenção é uma das melhores maneiras para evitar riscos.
“A visita periódica ao dentista favorece o diagnóstico precoce do câncer de boca, porque é possível identificar lesões suspeitas. Pessoas com maior risco para desenvolver a doença (fumantes e consumidores frequentes de bebidas alcoólicas) devem ter cuidado redobrado”, relata o especialista. Lembrando que no Brasil há uma estatística triste: mais de 22 milhões de brasileiros nunca foram ao dentista.
O profissional destaca que, durante a pandemia, muitas pessoas deixaram de ir ao consultório dentário, mas que as avaliações devem ser mantidas, respeitando-se as normas sanitárias.
Segundo George, entre os fatores de risco que podem aumentar a incidência de câncer estão: tabagismo, alcoolismo, HPV (Vírus do Papiloma Humano), idade (mais comum em pessoas acima de 50 anos), gênero (masculino), uso de dentaduras e pontes mal ajustadas e sistema imunológico debilitado.
Para ajudar na prevenção, o especialista lista algumas dicas:
1 – Sempre escove os dentes após as refeições. Aproveite para escovar a língua, a gengiva e as bochechas, delicadamente;
2 – Use o fio dental após a escovação;
3 – A escova dental deve ser trocada em intervalos de três a seis meses. É importante escolher uma escova adequada, com cabeça pequena, cerdas macias e arredondadas;
4 – Realize limpeza nos dentes a cada seis meses com um dentista de sua confiança para a remoção de placas bacterianas e tártaros;
5 – Visite o dentista regularmente. Em caso de alterações como sangramentos, dor e feridas na boca, procure um profissional imediatamente.
Atendimento odontológico
Para contribuir com a saúde bucal e diminuir o risco do câncer de boca e de outras doenças, a Clínica-Escola de Odontologia da Faculdade Pitágoras Imperatriz está de portas abertas com atendimento para a população. O horário é das 08h às 11h30, das 14h às 17h30 e à noite, das 19h às 22h, de segunda a sexta-feira. Os agendamentos podem ser feitos no próprio local (clínica-escola) durante o período de funcionamento. O valor cobrado é mediante a taxa social. A clínica-escola se encontra no prédio da instituição, localizado na Rua Barão do Rio Branco, nº 300, Centro (esquina com a rua Maranhão).