terça-feira, 30 de novembro de 2021

SENTIDOS

Publicado em 15 de novembro de 2021, às 10:34
Elson Araújo – jornalista, advogado e membro da Academia Imperatrizense de Letras
Imagem: Freepik

A gente cresce ouvindo frases prontas, frases soltas que terminam perdidas, e que são levadas pelo vento por não receberem a devida atenção, e interpretação.

Querer é poder! Quem já não ouviu ao longo da vida, seja em forma de admoestação ou incentivo, essa palavra? Talvez milhares de vezes! Mas aí, quando a gente para, pensa e reflete sobre ela, e isso aconteceu comigo, surge um complemento:  de fato, querer é poder, mas só quando as pessoas sabem o querem, caso contrário, é só um bruto querer.

São muitas as palavras e expressões comuns carregadas de profundos significados pelas quais somos bombardeados, porém muitas vezes desprezadas,  e que convivem conosco diariamente –  talvez, se a gente parasse um pouquinho para compreender o sentido de tais palavras, “os mundos  e a vida poderiam ficar melhores”

Para não virar textão e já virando,  destacaria nesses tempos de tristeza e ranger de dentes, a palavra esperança. Das três virtudes teológicas (fé, esperança e caridade), é a segunda mais procurada no maior buscador da rede mundial de computadores. É citada 74.800.000 atrás da Fé,   mencionada 128.000.000 milhões de vezes. Fica à  frente da caridade, com  11.400.000 citações (dados de 2020!).

Na origem indo-européia,  a palavra Esperança  se vincula à raíz  SPE, que vem a significar expandir, aumentar, ter êxito, levar qualquer projeto adiante, seja ele de ordem física ou psíquica. Já no latim SPES,  mesma etimologia de prosperar, a Esperança surge  no sentido de prosperar, evoluir conforme o esperado.

A partir da etimologia da palavra Esperança, surge uma infinidade de significados, inclusive significado nenhum que é  quando somos tomados  pela desesperança, descrença, incredulidade, ceticismo, dúvida, desilusão, desengano, decepção, desapontamento.

Li em algum lugar, não me recordo, um significado interessante para essa poderosa palavra.   Esperança seria o acreditar emocional na possibilidade de resultados positivos relacionados com eventos e circunstâncias da vida pessoal. Acreditar no possível, mesmo que as circunstâncias indiquem o contrário.  Sentimento que se apodera de nós quando vemos possível a realização daquilo que desejamos, confiança.

Somos livres para , conhecendo a raiz  da palavra esperança, encontrar  e viver o melhor dos seus significados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: