terça-feira, 30 de novembro de 2021

Comunique-se melhor: 3 motivos para você começar a estudar Português hoje mesmo!

Publicado em 13 de novembro de 2021, às 6:54
Mariana de Sousa Silva – professora, jornalista e mestra em letras.
Imagem fornecida pela autora

Quando se fala em estudar Português, muitos soltam a frase: “Mas eu estudo isso desde criança”! E isso não deixa de ser verdade. Mas, o que a maioria não sabe é que praticamente toda a vida do ser humano gira em torno da comunicação e da linguagem.

Expressamos sentimentos, construímos pensamentos, interagimos com outras pessoas todos os dias e por isso devemos aprimorar nossa capacidade de comunicar-se todos os dias. Além disso, a língua não é estática e muda conforme o desenvolvimento da população.

E o português é a nossa língua. E é com ela que devemos lidar diariamente tentando sempre aprimorar seu uso já que a utilizamos para realizar a maioria das atividades distribuídas durante o dia, ou seja, ler, escrever e principalmente interpretar falas e textos o tempo todo.

Nos ambientes de trabalho e estudo essa importância não diminui em nada. Atualmente, quer você seja um funcionário, quer seja o dono do seu próprio negócio, saber escrever bem e se comunicar com clareza e correção é item indispensável.

Nos ambientes de estudo, então, nem se fala! Já pensou em como é você estar na faculdade com dificuldades de ler os livros indicados pelos professores, interpretar as teorias dos pensadores e ao final ainda ter que escrever resenhas, artigos e a tão temida monografia? Pois é. Muita gente nem se preocupa com isso e sofre quando a necessidade aparece.

Ainda não está convencido de que estudar Português é importante? Pois veja abaixo 3 motivos para você começar seus estudos hoje mesmo!

1 – Você passa a se expressar melhor

Seja na escrita ou na fala, saber minimamente as regras gramaticais e de uso da língua te deixa à frente da maioria das pessoas. Você não precisa falar/escrever difícil para se comunicar bem. Mas, é necessário que você se adeque em cada situação comunicativa e isso só é possível se o falante conhece o funcionamento da sua própria língua.

2 – Ajuda na compreensão de outras disciplinas

Quem nunca se deparou com uma questão de matemática em que antes mesmo de fazer o cálculo é necessário fazer a interpretação da pergunta? E isso acontece em absolutamente todas as outras disciplinas. Compreender o que os textos das questões querem dizer é fundamental para que você acerte a resposta. Um “pequeno” erro de interpretação coloca tudo a perder, mesmo que você seja um expert da física e saiba fazer os cálculos mais difíceis do mundo!

3 – Melhora o desenvolvimento do senso crítico

Para questionar o mundo ao seu redor é necessário ter conhecimento sobre a língua. Os questionamentos tendem a ficar mais consistentes quando você estuda e consegue interpretar as opiniões e falas alheias de forma consciente, afinal conhecer a intencionalidade da comunicação das pessoas também passa por estudos do português.

Agora você consegue perceber a importância de começar a estudar português hoje mesmo? Mas calma! Não é necessário desespero. Comece aos poucos. Leia todos os dias para ampliar seu repertório linguístico e veja magicamente sua comunicação falada e escrita mudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: