sexta-feira, 22 de março de 2024

NOVEMBRO AZUL: campanha alerta para o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens

Publicado em 4 de novembro de 2021, às 15:21

A Campanha Novembro Azul busca a conscientização para a saúde masculina e alerta para o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens: o câncer de próstata. A doença fica atrás em número de casos apenas do câncer de pele não melanoma. A previsão do Instituto Nacional do Câncer (INCA) é de 65.840 novos casos para 2021, algo que representa 29,2% da população masculina brasileira.

Segundo o cirurgião oncológico da Oncoradium Imperatriz, Dr. Jorge Lyra, o câncer de próstata é silencioso, por isso é importante que os homens fiquem atentos com a saúde e façam rotineiramente suas consultas médicas. “O mais importante é buscar o especialista para fazer exames preventivos. Embora seja um exame estigmatizado pelos homens, o toque prostático é um enxame rápido e indolor, no qual vai ser avaliada a próstata para verificar se há algum nódulo. Também é lançando mão do exame de sangue chamado PSA que pode indicar uma suspeição de câncer”, afirma.

Ainda segundo o médico, a próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e localiza-se abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer representa uma alteração nessa glândula, mas que não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a importância manter consultas regulares com urologistas.

“Infelizmente o câncer de próstata é silencioso e quando vai ter algum sinal, geralmente, é na fase avançada. Os principais sintomas são dor óssea, por causa da metástase óssea que é comum na fase avançada do câncer de próstata. Além da dificuldade para urinar, que também só é comum na fase avançada. Por isso é importante a consulta para exames preventivos”, alerta o Dr. Jorge Lyra.

Entre os fatores de risco que podem influenciar no surgimento do câncer de próstata estão: idade, é mais comum entre homens com 50 anos ou mais; obesidade, pois o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado; histórico familiar, parentes próximos que tenham tido a doença, como pai, irmão e tio.

Prevenção e Tratamento

Para prevenir o câncer de próstata e outros tipos da doença, os especialistas recomendam adotar uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, evitar excesso de álcool e a obesidade. Também é importante ficar atento à limpeza correta do pênis e usar camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer.

O tratamento do câncer de próstata pode incluir cirurgia, radioterapia e tratamento hormonal. A escolha do tratamento mais adequado deve ser individualizada e definida após médico e paciente discutirem os riscos e benefícios de cada um.

A campanha

O movimento Novembro Azul teve origem em 2003, na Austrália, com o objetivo de chamar a atenção para a prevenção e o diagnóstico precoce de doenças que atingem a população masculina. A campanha ganhou o mundo nos anos seguintes e, no Brasil, é coordenada pelo Instituto Nacional do Câncer (INCA). O movimento reafirma a importância de focar a atenção nos tumores urológicos: bexiga, pênis, rim, testículos e o de próstata.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade