domingo, 17 de outubro de 2021

Além da beleza: Colágeno é bom para articulações e cartilagens

Publicado em 3 de setembro de 2021, às 9:15
Com funções terapêuticas o consumo mais rigoroso de colágeno é recomendado para as pessoas a partir dos 30 anos.
Fonte: Redação com informações da ASCOM – Faculdade Pitágoras

Utilizado em tratamentos estéticos, o uso do colágeno se popularizou no Brasil nos últimos anos para a obtenção de benefícios como melhor sustentação, firmeza e resistência da pele, prevenindo flacidez, rugas e linhas de expressão no rosto. Apesar de todos esses benefícios, você sabia que o uso do colágeno vai além da estética?

A farmacêutica e professora, Haline Santiago, explica que o colágeno é indicado tratamentos de saúde, como por exemplo, a artrose, pois é uma proteína fundamental para a manutenção de vários tecidos, incluindo as cartilagens e as articulações. 

 “Ele (o colágeno) dá firmeza à elasticidade da cartilagem e é muito importante a sua suplementação. Estudos têm demonstrado os benefícios do uso de colágeno tipo II em pacientes portadores de artrose auxiliando na recomposição da cartilagem e melhorando sua elasticidade, além de desestimular a inflamação tendo funções terapêuticas sendo a mais conhecida delas: o alívio dos sintomas de dores articulares”, detalha a farmacêutica.  

Mesmo com os benefícios em tratamentos de saúde, é importante conversar com um especialista antes de fazer a suplementação. “Sintomas como cabelo frágil, unha quebradiça, pele flácida e rugosa, já imaginamos que a pessoa possui deficiência em colágeno do tipo I ou tipo III. Já para as cartilagens a gente deve pensar no colágeno do tipo II hidrolisado ou não. É muito importante conversar com seu médico para ver seus níveis de vitaminas e minerais antes de comprar o colágeno”, pontua. 

Haline explica que alguns alimentos são ricos em colágeno como as carnes vermelhas, frango e peixe, mas é preciso tomar cuidado com os que possuem gorduras saturadas. “A alimentação rica em colágeno deve ser feita aumentando o consumo de carnes vermelhas, carnes brancas ou gelatina, por exemplo, sendo também recomendado acrescentar à alimentação do dia a dia alimentos ricos em vitamina C, como laranja, kiwi, abacaxi ou mamão, pois ajudam a melhorar a absorção do colágeno”, sinaliza. 

Confira alguns benefícios promovidos pelo consumo de colágeno:  

  • Melhora da firmeza e elasticidade da pele; 
  • Fortalecimento das articulações, unhas e cabelos; 
  • Prevenção e tratamento da osteoporose; 
  • Prevenção do envelhecimento; 
  • Fortalecimento dos tendões e ligamentos; 
  • Melhora e controle da pressão arterial; 
  • Prevenção do aparecimento de úlceras gástricas. 

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