O Departamento de Turismo e Hotelaria da Universidade Federal do Maranhão (DETUH/UFMA), promoverá nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, o “I Colóquio de Gastronomia e Hospitalidade: perspectivas e aproximações”, em parceria com docentes e discentes do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade (PPGH) da Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e membros do Grupo de Estudos e Pesquisas em Identidades Culturais da Gastronomia Maranhense (GPICG). O encontro acontecerá de forma virtual, das 9h às 18h, com transmissão pelo Google Meet.
O objetivo do evento é explorar os campos da hospitalidade e do turismo, de modo a possibilitar novas perspectivas e sedimentar discussões relevantes para ambos os campos. Foram disponibilizadas 500 vagas. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do Sigeventos. O público-alvo são os estudantes de graduação e pós-graduação das duas intuições idealizadoras do evento (UFMA e UAM). Podem participar ainda, pessoas interessadas pela temática, incluindo pesquisadores e empresários que atuam nas áreas da gastronomia, turismo e hospitalidade. Haverá certificado para os inscritos, com carga horária de 16h.
A professora do DETUH, Linda Maria Rodrigues, destacou a importância do colóquio. “O colóquio é uma parceria entre a Universidade Federal do Maranhão e seus grupos de pesquisas, estudos e professores e também a Universidade Anhembi Morumbi, na mesma perspectiva. Temos aí, uma oportunidade de debater e discutir assuntos muito pertinentes à atividade turística, à gastronomia, à hospitalidade e teremos, é claro, mesas com debates profícuos que vão trazer à tona, tanto a perspectiva da pesquisa, quanto a perspectiva essencialmente do mercado de trabalho com diversos assuntos que estarão relacionados e que vão trazer conhecimentos dessas universidades, de seus alunos e também, apresentar um pouco, sobre a pesquisa nesse eixo relacionado. Muitos desses trabalhos são desconhecidos e precisam ser socializados porque fazem parte da discussão nas nossas universidades, das extensões, das pesquisas, do ensino e a gente precisa conhecer um pouco da realidade dos diversos pesquisadores do Brasil”, declarou.
A abertura do evento será realizada pelos professores Ruan Tavares Ribeiro, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA (DETUH) e Rafael Ferro, do curso de Gastronomia da Universidade do Vale da Paraíba (Univap). O colóquio será realizado em cinco mesas temáticas, abordando questões relativas ao patrimônio, ao potencial turístico, às práticas e aos estilos de vida, aos produtos gastronômicos e à pesquisa científica em gastronomia em conjunto com a hospitalidade. Entre os palestrantes convidados, o destaque é para a professora Aline Guedes (UAM), ex-participante do programa Mestre do Sabor.
A programação ainda contará com a participação de gestores públicos que discutirão iniciativas de fomento da gastronomia como área de importância cultural material e imaterial. Na ocasião, o secretário de Turismo de São Luís, Saulo Ribeiro dos Santos, o secretário-adjunto de Turismo do Estado do Maranhão, Hugo Ricardo de Paiva Veiga e o secretário de Turismo do Estado de São Paulo e ex-ministro do Turismo, Vinícius Lummertz, terão a oportunidade de apresentar ações e projetos.
De acordo com um dos organizadores do colóquio, professor Ruan Ribeiro, “será uma oportunidade para discutirmos, aprofundarmos e ampliarmos nossos conhecimentos relacionados a Gastronomia e Hospitalidade, além de reflexões relacionadas ao Turismo”, ressaltou.
Confira a programação completa no Sigeventos.
Em caso de dúvidas e/ou mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo e-mail: [email protected]
Saiba Mais
I Colóquio de Gastronomia e Hospitalidade foi idealizado pelos estudantes de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Hospitalidade da Universidade Anhembi Morumbi (PPGH/UAM), professor Ruan Tavares Ribeiro, do Departamento de Turismo e Hotelaria da UFMA (DETUH) e Rafael Ferro, do curso de Gastronomia da Universidade do Vale da Paraíba (Univap). O evento surgiu com o intuito de socializar as pesquisas desenvolvidas por pesquisadores das duas universidades (UFMA e UAM). Por essa razão, as mesas serão compostas por professores, alunos e ex-alunos das referidas instituições.