domingo, 17 de outubro de 2021

Avançam tratativas sobre a criação da nova Universidade Federal do Maranhão

Publicado em 11 de agosto de 2021, às 11:01
A proposta atende uma antiga luta da comunidade acadêmica por autonomia das regiões Sul e Sudoeste do estado.
Fonte: Redação Região Tocantina
Foto: Divulgação / Internet.

Na noite da última terça-feira (10), durante live transmitida e disponibilizada no Youtube, o senador Roberto Rocha (PSDB) falou sobre o projeto de criação de mais uma universidade no estado do Maranhão. A proposta é um desejo antigo da comunidade acadêmica das regiões Sul e Sudoeste do Maranhão por autonomia e abrange os Centro de Ciências das cidades de Balsas, Grajaú e Imperatriz.

Aos falar sobre os investimentos e obras no Maranhão, o senador Roberto Rocha direcionou a fala à população do sul do estado e destacou a parceria com a Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a criação de uma nova universidade. “Quero dar uma notícia para o povo da região sul do Maranhão, ontem foi a última vez que eu tratei com o presidente da república a respeito da Universidade Federal da Amazônia Maranhense, a UFAMA. O Maranhão é o único estado do Nordeste que só tem uma Universidade Federal assim como tem apenas um Hospital Universitário (…) aguardem que em breve vamos anunciar a criação da UFAMA”, destacou durante a live.

O senador já ressaltou em outras declarações que é importante reconhecer os esforços da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) em atender a demanda da região, mas que há um descompasso entre a região já bem classificada como Maranhão do Sul e a Capital São Luís, inclusive por questões geográficas e vocação territorial.

Inicialmente, a intenção do senador é que a nova universidade inicie com as estruturas já existentes dos campus nas cidades de Balsas, Grajaú e Imperatriz, o que corresponde a 4 Centros de Ciências, 18 cursos de graduação, 5 cursos de mestrado e 1 de doutorado. Em seguida a nova universidade seria expandida para Açailândia e Estreito.

Ainda durante a noite de ontem, o senador Roberto Rocha publicou em rede social informações sobre o “nascimento” da nova instituição. Na publicação, o senador destacou os campus que constituem inicialmente a Universidade Federal da Amazônia Maranhense.

Foto: Print/ RT.

Em setembro de 2020, o Conselho Universitário da UFMA (Consun) aprovou uma moção de apoio à proposta de constituição e implantação de uma nova Universidade Federal para o Maranhão, o que na prática significou a oficialização do posicionamento favorável da UFMA à proposta de ampliação do Ensino Superior no Maranhão. A proposta da moção foi encaminhada ao Consun pelo relator e vice-reitor da UFMA, Marcos Fábio Belo Matos, que também é docente do curso de Jornalismo da UFMA/Imperatriz.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: