domingo, 17 de outubro de 2021

NILZENIR RIBEIRO: sinônimo de afetividade

Publicado em 16 de abril de 2021, às 20:02
Linda Barros – professora e atriz
Foto: Divulgação

A vida é mesmo um mistério.  Mas, que assim seja, porque, afinal, o que seria da vida se já soubéssemos decifrar todos os seus segredos? Pois, neste enigmático mistério da vida, nascemos, crescemos, sem sequer saber que caminho seguiremos. No entanto, há pessoas que parecem que já nascem com tudo isso traçado, que chegam com a incumbência de espalhar sabedoria, discernimento, amor, carinho, sabedoria e, principalmente, afetividade. Assim é, sem tirar uma vírgula, a vida dessa competente professora, educadora, escritora e Secretária Executiva com experiência há mais de 30 anos: Nilzenir de Lourdes Almeida Ribeiro, natural da pequena Mirinzal, cidade da baixada maranhense.

Quando se fala de afetividade, não é difícil de encontrar conceitos, como “substantivo feminino que designa qualidade ou caráter de quem é afetivo” ou ainda, como diz a Psicologia, “conjunto de fenômenos psíquicos que são experimentados e vivenciados na forma de emoções e de sentimentos”, mas  podemos simplesmente dizer Nilzenir Ribeiro, este é um dos maiores conceitos que se pode imaginar sobre a afetividade. Mas o afeto não está somente em dizer que a pessoa é boa, mas sim no sentido amplo da palavra.

Ela carrega e espalha afeto. Atualmente é diretora administrativa da Federação Nacional dos Secretários e Secretárias – FENASSEC, delegada suplente representante do Sindicato das Secretárias do Estado do Maranhão, junto à FENASSEC. Nilzenir Ribeiro é ministrante de cursos nas áreas de eventos, cerimonial, protocolo, etiqueta, relações humanas, interpessoais, TAC – Trabalho Acadêmico Complementar, Projetos Integrados I, II, III, Homem, Cultura e Sociedade, Empreendedorismo, Ética Política e Sociedade e Estágio Supervisionado I, II e III. Palestrante Nacional e Internacional.

Nilzenir Ribeiro é Secretária Executiva, graduada pela Escola Superior de Secretariado de Pernambuco (ESUSPE), Especializada em Magistério Superior pelo Centro Universitário do Maranhão e Mestrado em Educação pela Universidad Autónoma de Asunción – Paraguay. Professora de Gestão Secretarial I, Cerimonial I, Protocolo e Etiqueta, Supervisora de Estágio. Exerce a função de Secretária   Executiva da Presidência da Fundação Municipal da Criança e Assistência Social (FUMCAS), é também Diretora Social do Sindicato das Secretárias do Maranhão (SINDSEMA).

É ainda escritora, tem como publicação a obra “Secretariado: Do Escriba ao Gestor”, é também organizadora das obras “SECRETARIAR é uma ARTE: Estudos Reunidos” e “Projetos Integrado: Sustentabilidade em foco”. Além de todos esses méritos, Nilzenir carrega nos ombros, literalmente, a alcunha e o cargo mais enigmático no mundo corporativo, a arte de secretariar, pois ser secretária, não só hoje, mas desde os tempos remotos, é uma profissão que sofreu ao longos dos tempos vários preconceitos e ela soube mostrar a centenas de alunas e alunos que já passaram por sua vida, que ser secretária é uma profissão digna e muito importante.

Nilzenir é, em si, o ser humano que tem a singela capacidade de carregar e dividir todos esses adjetivos, sem pedir nada em troca. Ela tem na nobreza dos gestos mais singelos, e ainda que, com muita dificuldade, não se afasta por nenhum momento da inconstância e sensível labuta, tendo sempre com um pouco para alentar às outras pessoas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: