domingo, 17 de outubro de 2021

PROPRIEDADES NUTRICIONAIS DO CHOCOLATE

Publicado em 15 de abril de 2021, às 8:11
Anyvlis Alencar – Nutricionista, especialista em nutrição infantil
Imagem: Freepik

Existe uma substância antioxidante presente na semente de cacau chamada flavonoide, que age como protetor cardiovascular. Os flavonoides reduzem a oxidação do LDL (colesterol ruim), o que diminui a deposição nas paredes dos vasos sanguíneos!

Mas atenção! Quantidades significativas de flavonoides só são encontradas nos chocolates tipo amargo ou dark (negro), com mais de 70% de cacau. Em contrapartida, o chocolate ao leite apresenta quantidades muito pequenas e o chocolate branco não apresenta antioxidantes, pois não contém massa de cacau.

O chocolate também possui um composto natural, a fenilatilamina, com efeitos semelhantes aos das anfetaminas. Em pessoas sensíveis, pode causar dores de cabeça e enxaquecas. Psiquiatras supõem que os “chocólatras” são pessoas com problemas no mecanismo de regulagem de fenilatilamina do corpo. Outra hipótese seria a quantidade de histamina presente no chocolate, que teria poder viciante no cérebro. Outros estudiosos ainda atribuem os desejos por chocolate a mudanças hormonais, como ocorrem na puberdade ou no período pré-menstrual.

O chocolate também deve ser consumido com moderação, devido ao seu alto teor calórico.

CUIDADO COM OS CHOCOLATES DIETS!

Apresentam apenas restrição de açúcar, mas, muitas vezes, a quantidade de gordura e calorias é maior do que no produto tradicional! Como não tem açúcar na composição, o teor de gordura do “diet” precisa ser maior, para garantir a mesma consistência. Em alguns casos, ele chega a ser mais calórico que o chocolate comum, por isso é indicado apenas para diabéticos, não para pessoas com restrição calórica. Já os “light” têm menos gordura e, por isso, menos calorias.

Por isso é importante ficar atento aos rótulos e à composição nutricional presente nas embalagens.

TIPOS DE CHOCOLATES

Chocolate Branco: 20% de manteiga de cacau, é o mais calórico dos chocolates;

Chocolate ao Leite: 25% de cacau. Grande concentração de leite, açúcar e gordura;

Chocolate meio amargo: 40 a 60% de cacau. Menos gordura que o “ao leite” e sabor levemente acentuado.

Chocolate Amargo: 70 a 90% de cacau. Alto teor de antioxidantes.

QUAL O CHOCOLATE MAIS SAUDÁVEL

Nessa época do ano, o chocolate vira um lanchinho muito comum. Se você quer manter o foco na dieta e escolher opções mais saudáveis, aqui têm algumas dicas para escolher a melhor opção:

Verifique o primeiro item listado nos ingredientes. Prefira os que têm cacau (massa de cacau, cacau em pó, etc).

Se tiver uma lista de ingredientes imensa com nomes difíceis de corantes, conservantes e adoçantes, talvez não seja a melhor opção, lembre-se:  “Quanto mais natural, melhor “.

Se o chocolate for 70% cacau isso quer dizer que, a cada cem gramas, setenta gramas deverá ser de cacau e suas variações, o restante provavelmente será de açúcar. Isso quer dizer que até as versões mais saudáveis terão açúcar, mas quanto mais cacau melhor!

Chocolate meio amargo não é chocolate amargo! Normalmente o meio amargo tem em média 40% de cacau e 60% de leite e açúcar.

Comer uma barra inteira de uma só vez pode não ser uma boa opção. A porção recomendada é de até 4 quadradinhos;

O cacau é fonte de gordura naturalmente. Se no rótulo aparecer gordura hidrogenada ou vegetal, isso quer dizer que, além da gordura natural do cacau, que é uma gordura benéfica, foi acrescentada mais gordura. Essa provavelmente não é uma boa opção.

Veja os 10 benefícios do Chocolate negro/amargo para a saúde:

  1. Reduz estresse;
  2. Mantém o coração saudável;
  3. Diminui o colesterol ruim;
  4. Previne AVC;
  5. Cuida da pele;
  6. Protege contra tumores;
  7. Rejuvenescedor;
  8. Reduz a pressão arterial;
  9. Melhora a performance cerebral;
  10. Previne a hipertensão na gravidez.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: