(Nota: Importante conhecer a série animada para melhor compreensão deste artigo)
2021 já começou há 4 meses mas o sentimento é que nunca deixamos 2020. Sobrevivemos, lutamos e celebramos um dos piores anos de nossa existência. Depositamos no ano seguinte as esperanças de cura, vacina e, finalmente, de vencer a pandemia. A velha esperança de que tudo ia melhorar nunca foi tão latente como neste último réveillon.
Mas de repente nos vimos de volta ao nosso pior pesadelo e com uma terrível sensação de dejavú. Casos de covid-19 voltando a aumentar; o medo crescendo na mesma medida em que as ruas ficavam mais vazias; familiares, amigos e conhecidos infectados; hospitais lotados; pouca esperança de cura; uma vacina que parece distante; desemprego e fome por todo lado.
Parece que estamos presos na Caverna do Dragão. Para quem não conhece, este é um amado desenho no qual um grupo de jovens tentam, de todas as formas, deixar um mundo estranho e distópico onde entraram. Mas a cada capítulo falham na missão de voltar para casa, e ficam cada vez mais presos à nova realidade.
Como os personagens da Caverna do Dragão, vivemos em um círculo de luta, esperança e decepção. Se me permitem a metáfora, posso dizer que nós, os brasileiros, representamos os protagonistas perdidos e sempre sedentos e esperançosos para voltar a sua realidade.
O Mestre dos Magos é a ciência, que nos guia e nos orienta, mas que, no fim, não pode nos levar sozinho para casa. O Vingador, grande vilão da série, é o nosso governo federal, que aparece para atrapalhar a jornada e causar ainda mais danos. E o odiado Uni, unicórnio que sempre atrasa a saída da realidade, é o coronavírus.
E assim, dia após dias, capítulo após capítulo, nos vemos obrigados a começar a jornada do zero, na esperança de enfim voltar para casa, para os abraços, para os familiares, para os amigos. E terminamos nosso dia frustrados e arrasados com as notícias e as perspectivas cada vez mais devastadoras. Um ciclo vicioso e exaustivo que já dura mais de um ano.
A minha esperança é que esta temporada tão difícil na vida dos brasileiros não siga, desta vez, a mesma jornada que os personagens da Caverna do Dragão, sendo a série cancelada sem que os protagonistas tivessem a chance de realmente voltar para casa.