terça-feira, 26 de outubro de 2021

Professor da Ufma, Rickley Marques, lança seu primeiro romance: Vala Comum

Publicado em 10 de março de 2021, às 15:45
Fonte: Da Redação
Imagem: Autor

O professor do Curso de História da Ufma, câmpus de São Luís, Rickley Leandro Marques, acaba de lançar sua primeira obra de ficção: o romance Vala Comum. O livro sai pela editora CRV.

Esta é a segunda obra de Rickley Marques, mas a primeira na área da literatura. Antes, em 2012, ele lançou “A Condição Mariel”, fruto da sua tese de doutorado, com apoio da Fapema e publicada pela Edufma.

Vala Comum é uma obra que, nas palavras do autor, “traz a marca de nosso tempo presente, dos dilemas vividos no Brasil seja na política, nas relações e comportamentos sociais cotidianos.” Nas suas 286 páginas, será possível encontrar uma série de referências ao Brasil dos anos 1980 até nossos dias. A trama envolve, ao mesmo tempo, romance, política, crime e os altos e baixos do seu personagem central, Jonny, que pode ser identificado como um anti-herói.

No prefácio do livro, feito pelo professor e escritor José Neres, membro da Academia Maranhense de Letras, é possível ler: “Ao lado dos dramas humanos, o romancista também traça um painel político-cultural dos anos 90 do século XX, com suas músicas, seus escândalos políticos e crises inerentes ao período. O livro pode, inclusive, servir como ponto de partida para quem não viveu aquela época, mas tenha curiosidade sobre os acontecimentos daquele momento histórico. Outra sugestão é ler o romance ouvindo a trilha sonora sugerida nas entrelinhas e que acaba se imiscuindo nas tramas da narrativa. Trata-se de uma boa oportunidade de não apenas se apropriar positivamente dos aspectos culturais da época delimitada, como também um meio de se aproximar dos dramas vividos pelas personagens da obra.”

O livro já está sendo comercializado no site da editora e com o próprio autor. “Quem quiser comprar o livro comigo, basta fazer a transferência que eu encaminho. Estou vendendo para todo o Brasil, com frete já incluso”, informa. A previsão é que o livro seja lançado, oficialmente, em abril, em um evento virtual. “A pandemia atrapalhou os planos para que fosse lançado em março. Mas em abril deveremos fazer o evento”, esclarece.

Experiência – Vala Comum, nas palavras do autor, era um projeto antigo, que foi efetivado quando esteve nos Estados Unidos, pós-doutorado. “Em Michigan, no frio intenso, comecei a escrever o livro, no dia 31 de dezembro de 2019. Tinha a história na cabeça e fui botando pra fora. Vala Comum tem o meu olhar sobre o Brasil”, explicou.

Trecho – “Eu não me importo com o futuro e em pouco tempo estarei morto e enterrado. Não deixarei herdeiros ou herança alguma para a civilização. Quem busca o paraíso ou futuro são os crentes e os comunistas. Eu sou um sobrevivente no inferno. E com prazo limitado”.

Livro: Vala Comum

Editora: CRV

Preço: R$ 60,00 (com frete incluso)

Uma resposta em “Professor da Ufma, Rickley Marques, lança seu primeiro romance: Vala Comum”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: