domingo, 17 de outubro de 2021

UFMA DISCUTE EXTENSÃO E CULTURA

Publicado em 7 de dezembro de 2020, às 17:59
Imagem: Divulgação

IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura vão ser realizados de 9 a 11 de dezembro, em formato online

Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA

Com o tema “Universidade sem fronteiras: os desafios da extensão universitária e cultura frente às novas demandas sociais” ocorrerá, entre 9 e 11 de dezembro, o IX Fórum de Extensão e o I Fórum de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Maranhão, que será realizado pela Pró-Reitoria de Extensão e Cultura (Proec). O evento será transmitido pelo Google Meet e pelo YouTube, no canal da DComTV UFMA, abordando os desafios da extensão universitária e da cultura na UFMA, frente às novas demandas sociais.

A pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi, destaca que dar continuidade a um evento que já se tornou uma tradição na UFMA, dando lugar especial à cultura, é um compromisso com a comunidade universitária e com a sociedade em geral. “Estar na nona edição do Fórum de Extensão e também realizar o primeiro Fórum de Extensão e Cultura na modalidade virtual trará para o debate questões em voga sobre a extensão e a cultura em tempos de pandemia”, afirma.

Com a realização destes eventos, a Proec reunirá extensionistas, profissionais e pesquisadores da cultura, docentes e discentes, artistas e pessoas das comunidades locais, em toda a UFMA, bem como a sociedade maranhense e brasileira, tendo em vista o alcance das plataformas virtuais. A transmissão da abertura, palestras, oficinas e mesa-redonda ocorrerá pelo canal oficial do evento no YouTube e a plataforma do Google Meet servirá para apresentação dos trabalhos.

Haverá mesas-redondas, palestras, oficinas e apresentação de trabalho, propiciando reflexões acerca dos desafios da extensão universitária neste cenário de novas demandas da sociedade neste período pós-pandemia. O Fórum possibilitará, também, a apresentação de trabalhos de instituições de fora do Maranhão e do exterior.

O diretor de Extensão, Saulo Ribeiro ressalta que o evento supera todas as expectativas por conta do número expressivo de inscrições, com mais 450 inscritos, além de 141 trabalhos submetidos, sendo um evento em formato on-line. “O público pode esperar uma programação vasta, é um evento virtual, mas não perde em nada ao presencial. Os participantes estarão em contato com palestrantes da extensão e da cultura, haverá a apresentação de um documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê de Cinema, terá uma apresentação cultural, oficina de Libras, então são várias atividades que os participantes terão à disposição”, complementou.

O planejamento e a organização do evento contam com a participação de docentes e discentes extensionistas, de toda a equipe técnica da Diretoria de Extensão (Direx), da Diretoria de Assuntos Culturais e da Universidade da Terceira Idade (Uniti), sob a orientação da pró-reitora Zefinha Bentivi. O gerenciamento operacional do evento se dará por meio da Divisão de Ações e Programas (DAP) da Proec.
Confira a programação:
09 de dezembro de 2020 (quarta-feira)
Manhã
09:00 às 10:00 – Solenidade de Abertura
10:00 às 11:00 – Conferência de abertura: “Os desafios da extensão universitária frente às novas demandas sociais” – Profa. Dra. Adriana dos Santos Marmori Lima (UNEB) – mediador – Prof. Dr. Saulo Ribeiro dos Santos (UFMA)
11:15 – Apresentação Cultural – Camerata
Tarde
14:00 às 15:00 – Palestra – “Extensão universitária e cultura: relação intríseca em tempos de pandemia” – Prof. Dr. Flavi Ferreira Lisboa Filho (UFSM) – mediadora – Profa. Dra. Li Chang Shuen Cristina Silva Sousa (UFMA)
15:00 às 16:00 – Oficina de LIBRAS: Conhecendo a Língua Brasileira de Sinais – Profa. Esp. Ana Zilda dos Santos Cabral Figueredo (UFMA) – mediadora – Clarice Pinheiro Neves (UFMA)
16:00 às 17:30 – Mesa Redonda 1 – Curricularização da Extensão Universitária: desafios e perspectivas à luz do PNE e da Resolução 07 de 18/12/2020 – Profa. Dra. Zefinha Bentivi (UFMA), Profa. Dra. Marise Marçalina de Castro Silva Rosa (UFMA) e Prof. Dr. Acildo Leite da Silva (UFMA) – mediador – Márcio José Sousa Araújo (UFMA)

10 de dezembro de 2020 (quinta-feira)
Manhã
09:00 às 10:00 – Conferência – Tema – Projeto Virtual da UNITI e os desafios no âmbito digital -Conferencista: Profa. Dra. Maira Teresa Gonçalves Rocha (UFMA) – mediadora – Maria Lúcia Leal (UFMA)
10:00 às 11:00 – Palestra: O Cuidado Psicológico a Partir da Pandemia – Profa. Dra. Claudia Aline Soares Monteiro (UFMA) – mediador – Marcos Moura Silva (UFMA)
Tarde
14:00 às 16:00 – Mesa redonda 2 – Dificuldades de Operacionalização das Ações de Extensão Frente à Realidade Atual – Prof. Me. Tácito Freire Borralho (UFMA), Profa. Me. Ana Teresa Desterro Rabêlo (UFMA), Profa. Dra. Crisálida Machado Vilanova(UFMA), Prof. Dr. Plínio Santos Fontenelle(UFMA) – mediador – Alden Makel Pontes Almeida (UFMA)
16:00 às 17:00 – Oficina – como cadastrar ações de extensão no SIGAA e fluxo de aprovação – Eduardo Davidson Costa Bezerra (UFMA) e Alden Makel Pontes Almeida (UFMA) – mediadora – Profa. Dra. Rosélis de Jesus Barbosa Câmara (UFMA)
17:00 às 17:30 – Documentário maranhense premiado no Festival Guarnicê

11 de dezembro de 2020 (sexta-feira)
Manhã
09:00 às 12:00 – Apresentação de trabalho
GT 1 – Extensão Universitária e as Ciências Sociais
GT 2 – Extensão Universitária e as Ciências Humanas
GT 3 – Extensão Universitária e as Ciências da Saúde
GT 4 – Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas
GT 5 – Extensão Universitária e as Ciências Agrárias
GT 6 – Cultura, Arte e Universidade
GT 7 – Cultura, Arte e Sociedade
GT 8 – Idoso, Universidade e Sociedade
Tarde
14:00 às 17:00 – Apresentação de trabalho
GT 1 – Extensão Universitária e as Ciências Sociais
GT 2 – Extensão Universitária e as Ciências Humanas
GT 3 – Extensão Universitária e as Ciências da Saúde
GT 4 – Extensão Universitária e as Ciências Tecnológicas
GT 5 – Extensão Universitária e as Ciências Agrárias
GT 6 – Cultura, Arte e Universidade
GT 7 – Cultura, Arte e Sociedade
GT 8 – Idoso, Universidade e Sociedade
17:30 – Encerramento

2 respostas em “UFMA DISCUTE EXTENSÃO E CULTURA”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: