Anyvlis Alencar – Nutricionista, especialista em nutrição infantil
Outubro Rosa é um movimento internacional durante todo o mês de outubro, em conscientização da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama.
Além de chamar a atenção das mulheres para a necessidade de frequentar o médico e de fazer a mamografia, essa campanha também as estimula para que se toquem e sempre façam o autoexame das mamas.
Essa doença grave pode ser evitada a partir de pequenas ações no nosso dia a dia, começando pela alimentação!
Prevenção
O desenvolvimento do câncer é prevenido pela alimentação de duas maneiras: não comendo em excesso substâncias que são cancerígenas (como embutidos e frituras); e adicionando à dieta alimentos que possuem substâncias anticancerígenas (ou antitumorais) evitando o aparecimento do câncer.
Confira quais são os alimentos mais importantes no combate à doença:
Tomate, goiaba e melancia;
Frutas vermelhas, roxas e frutas cítricas, ricas em vitamina C;
Abóbora, cenoura, couve-flor, repolho e brócolis;
Couve, espinafre, alho e cebola;
Peixes (sardinha, salmão e atum);
Casca da uva roxa;
Soja e feijão;
Chá verde e preto;
Açafrão, curry e gengibre;
Chocolate amargo e cacau.
Além de incluir os alimentos citados acima na sua rotina alimentar, manter outros hábitos saudáveis como não fumar e não beber em excesso e, também, praticar exercícios com regularidade ajudam a ficar longe do câncer e de outras doenças.
Tratamento
O tratamento do câncer pode causar efeitos colaterais, mas incluir alimentos nutritivos e saudáveis pode acelerar o processo de recuperação e tornar esse processo menos desgastante.
Veja algumas dicas para se alimentar durante o tratamento e obter melhores resultados, bem como evitar incômodos:
Fibras;
Alimentos orgânicos;
Gorduras boas (azeites, abacates e oleaginosas);
Leite e seus derivados;
Peixes (sardinha, salmão e atum – ricos em ômega 3);
Gengibre com hortelã;
Espinafre.
A alimentação é um dos pontos mais importantes para quem tem câncer. Saber suas principais características ajuda a tomar decisões que favoreçam o tratamento e não pioram os efeitos colaterais. Assim é possível viver mais e melhor, manter a qualidade de vida e ter um tratamento mais eficaz!
Fazer o exame preventivo regularmente e adotar um estilo saudável são a fórmula perfeita para reduzir as suas chances de ter câncer ou descobrir a doença no estágio inicial, tornando as chances de recuperação muito maiores!