sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Entrevista – Anyvlis Alencar: Uma conversa sobre alimentação infantil

Publicado em 19 de outubro de 2020, às 19:12
Para Anyvlis Alencar, a saúde infantil está na alimentação adequada.

Em tempos de pandemia, a alimentação das crianças se torna um problema a mais para as famílias confinadas. Nesta entrevista, a nutricionista Anyvlis Alencar, especialista em nutrição infantil, esclarece pontos importantes e dá dicas para uma melhor alimentação dos pequenos. Vale a leitura.

Região Tocantina – Como a senhora avalia que seja uma boa alimentação infantil?

Annyvlis Alencar – Ter uma alimentação saudável na infância é ingerir alimentos que oferecem nutrientes e energia que ajudam a manter o bom estado de saúde. É importante que a alimentação seja balanceada em carboidratos, fibras (verduras, legumes, frutas), proteínas, sais minerais e muita água.

Região Tocantina – Qual é o verdadeiro valor das frutas para as crianças?

Annyvlis Alencar –  Elas são ricas em vitaminas, minerais, água. Trazem saúde, protegem contra as doenças, previnem a obesidade infantil e garantem o desenvolvimento saudável, tanto dos pequenos quanto dos adultos. O limão e a laranja, que são exemplos de frutas cítricas, são ricas em vitamina C, que tem um papel importante na absorção do ferro, prevenindo a anemia.

Região Tocantina – O que uma criança nunca deveria comer?

Annyvlis Alencar – Alimentos industrializados como salgadinhos, biscoitos recheados, refrigerantes, salsicha, guloseimas açucaradas. O seu consumo pode provocar, a curto prazo, obesidade, cáries dentárias e sobrecarga renal, mas se o consumo persistir, na idade adulta podem, estar na base de outras doenças graves, como diabetes e hipertensão arterial.

Região Tocantina – Como os pais devem encarar a alimentação das crianças em tempos de pandemia?

Annyvlis Alencar –  Primeiramente, é de suma importância redobrar a atenção no momento de higienização dos alimentos. Manter a imunidade em alta tem impacto direto na prevenção da COVID-19, portanto estimular a ingestão de alimentos ricos em vitaminas (frutas, legumes e vegetais) ajuda de modo geral na saúde dos pequenos. Praticar atividades físicas também ajuda a reduzir níveis de estresse possivelmente causados pelo isolamento social.

Região Tocantina – O que dizer para aqueles pais e mães que alegam não ter tempo de fazer uma comida mais saudável para as crianças e acabam dando processados para elas?

Annyvlis Alencar –  Planejamento é a palavra-chave. A falta de tempo hoje em dia tem sido desculpa frequente para muitos pais, porém manter uma alimentação saudável para toda a família não é tão difícil, por exemplo, abrir um pacote de biscoito é tão fácil quanto descascar uma banana. Planejar a rotina de uma alimentação é essencial para manter a saúde e ainda economizar tempo.

Região Tocantina – Qual é o tempo ideal para uma criança espaçar a alimentação por todo o dia?

Annyvlis Alencar –  A Sociedade Brasileira de Pediatria recomenda o intervalo de duas a três horas. Este tempo é suficiente para que a criança possa distinguir a sensação de fome e de estar saciada após uma refeição.

Região Tocantina – O refrigerante e os doces são realmente os vilões da alimentação infantil?

Annyvlis Alencar –  Sim. Para qualquer pessoa em geral, para as crianças em particular, são alimentos totalmente dispensáveis na dieta. As suas doses de açúcar são muito elevadas, podendo provocar diversos problemas de saúde como, por exemplo, obesidade, diabetes e cáries dentárias.

Região Tocantina – Como fazer para uma criança comer verduras sem reclamar?

Annyvlis Alencar –  O diálogo é tão importante quanto a aceitação da criança. Explique para o seu filho(a) quais os benefícios daquele alimento pra saúde dele, convide-o pra ajudá-lo(a)  a preparar a refeição. Envolver os pequeninos no processo de preparação dos alimentos é uma excelente estratégia para aceitação de novos sabores. E Lembre-se de que você é o primeiro modelo de comportamento do seu filho. Ele aprende a se alimentar observando como – e o quê – você come.

Região Tocantina – É, realmente, verdade que a saúde está na boa alimentação?

Annyvlis Alencar –  É verdade sim, a alimentação tem impacto direto no funcionamento do nosso organismo, sendo fundamental para nos mantermos em boas condições de saúde em todas as fases da vida, desde a infância até a idade mais avançada.

Uma resposta em “Entrevista – Anyvlis Alencar: Uma conversa sobre alimentação infantil”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: