sexta-feira, 29 de março de 2024

Campus da Ufma de Grajaú e Imperatriz estão incluídos no programa Residência Pedagógica

Publicado em 22 de setembro de 2020, às 16:51

Fonte: DCOM da UFMA

Imagem: Site da UFMA

SÃO LUÍS – A Pró-Reitoria de Ensino (Proen) da Universidade Federal do Maranhão divulgou edital para a seleção de alunos que queiram participar do Programa Residência Pedagógica. São 312 vagas disponíveis para alunos dos câmpus de Bacabal, Chapadinha, Codó, Imperatriz, Grajaú, Pinheiro, São Bernardo e São Luís. As inscrições poderão ser feitas por meio do SIGAA, até o dia 2 de outubro deste ano.

O Programa de Residência Pedagógica faz parte de iniciativas do MEC, por meio da CAPES, que tem por finalidade a promoção da experiência de regência em sala de aula aos discentes da segunda metade dos cursos de Licenciatura, em escolas públicas da educação básica, com orientação de docente da Instituição formadora.

Na edição de 2020 do programa, as 312 bolsas são ofertadas para discentes dos cursos vinculados ao programa e que estejam matriculados a partir do quinto período, tendo, no mínimo, 50% da carga horária do curso. Os estudantes selecionados poderão receber uma bolsa no valor de R$ 400 por um período de até 18 meses.

O QUE É O PROGRAMA –

É uma atividade de formação realizada por um discente regularmente matriculado em curso de licenciatura e desenvolvida numa escola de educação básica, denominada escola-campo, visando ao aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura.

Entre os objetivos do programa, estão: incentivo à formação de docentes em nível superior para a educação básica, fortalecer e ampliar a relação entre as Instituições de Ensino Superior (IES) e as escolas públicas de educação básica, promover a adequação dos currículos e as propostas pedagógicas dos cursos de licenciatura às orientações da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e fortalecer o papel das redes de ensino na formação de futuros profissionais.

CAMPUS INCLUÍDOS NO PROGRAMA –

Bacabal: Educação do Campo – Ciências Agrárias; Educação do Campo – Ciências da Natureza e Matemática; Ciências Naturais – Biologia; Ciências Naturais – Física; e Ciências Humanas – Sociologia;

Chapadinha: Ciências Biológicas;

Codó: Ciências Humanas – História; Ciências Naturais – Biologia; e Pedagogia;

Imperatriz: Ciências Humanas – Sociologia; Ciências Naturais – Biologia; e Pedagogia;

Grajaú: Ciências Humanas – Geografia e Ciências Naturais – Química;

Pinheiro: Ciências Naturais – Biologia;

São Bernardo: Ciências Humanas – Sociologia; Ciências Naturais – Química; e Linguagens e Códigos – Língua Portuguesa;

São Luís: Biologia; Educação Física; Estudos Africanos e Afro-Brasileiros; Filosofia; Física; Geografia; Letras – Língua Portuguesa; Matemática; Pedagogia e Química.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade