O presidente da Academia Imperatrizense de Letras (AIL) anunciou, por meio de nota, no último dia 12, que o Salão do Livro de Imperatriz, pelo segundo ano consecutivo, não será realizado.
Segundo a nota, a razão é a falta de recursos financeiros, conforme registra a nota: “No entanto, embora a AIL sempre tenha levado a efeito todos os trâmites necessários e cumprido com denodo todas as atribuições inerentes à realização do Evento, vê-se na injunção de suspendê-lo, por consequência da insuficiência dos recursos propostos para a realização do SALIMP 2024.”
Leia a nota abaixo:
COMUNICADO – SALIMP
Ao longo de seus 33 anos, a Academia Imperatrizense de Letras – AIL vem cumprindo, com fidelidade, a missão de promover o universo cultural e literário, em seus múltiplos aspectos, em Imperatriz e região.
Nesse percurso, a AIL se consolidou também como guardiã da história e da memória de Imperatriz, por meio de rico acervo bibliográfico, disponibilizado a estudantes, professores, pesquisadores e à comunidade.
No calendário de atividades da AIL, sobressai o SALÃO DO LIVRO DE IMPERATRIZ – SALIMP, realizado anualmente por 18 anos, período em que se tornou oficialmente patrimônio cultural e imaterial do Maranhão.
O SALIMP é o maior evento literário do Nordeste, em extensão, duração, quantidade, qualidade e diversidade de programação e é o único do país gerido sob gestão de uma Academia de Letras, com o patrocínio de órgãos públicos e empresas.
No entanto, embora a AIL sempre tenha levado a efeito todos os trâmites necessários e cumprido com denodo todas as atribuições inerentes à realização do Evento, vê-se na injunção de suspendê-lo, por consequência da insuficiência dos recursos propostos para a realização do SALIMP 2024.
Imperatriz, 12 de setembro de 2024
Raimundo Trajano Neto
Presidente da AIL
Uma resposta
É com profunda tristeza, vergonha e decepção que a AIL suspende, pelo segundo ano consecutivo, a realização do SALIMP, por absoluta falta de apoio financeiro dos órgãos públicos.
Metade da “dinheirama” gasta nas campanhas daria pra cobrir aa despesas do SALÃO DO LIVRO.