Dizem que a vida ensina e que o tempo, também. E que a melhor escola é a da vida e que o maior dos mestres é o tempo. A educação formal vivenciada nas escolas conjuga vida e tempo em um ambiente de desafios, descobertas e transformações. Neste dia 15 de março, data da fundação da primeira escola no Brasil, em 1549, celebrar e refletir sobre a educação, a escola e seus atores é indispensável.
Educar é preciso, educar-se é fundamental. E nesse contexto de aprendizagem para a vida, as instituições de ensino são o caminho seguro para o amadurecimento intelectual, social e emocional. É nelas que começamos a organizar pensamentos, sentimentos e sensações, construímos as primeiras amizades e experimentamos emoções fora do lar. A tríade aprender, conviver e relacionar-se está presente na rotina escolar.
É no meio escolar que os sonhos começam a se transfigurar em objetivos, em metas, em propósitos para nossa intensa jornada terrestre. O inalcançável dá lugar ao realizável. Professores, coordenadores e diretores tornam-se exemplos a serem seguidos e os educandos vêem neles a imagem dos adultos que querem ser.
A escola é o local em que crianças tornam-se pré-adolescentes e estes tornam-se jovens com seus anseios, dúvidas e motivações. Durante a juventude o futuro ainda é um aliado e não há limites para as conquistas vindouras. Os bebês do mini maternal rapidamente serão crianças cheias de energia e questionamentos e, em seguida, estarão reunidos em grupos de adolescentes falando sobre amenidades e paixões, até se depararem com as primeiras escolhas profissionais e migrarem para outros níveis de ensino. É o ciclo da vida estudantil repetindo-se pela eternidade.
É na escola que os estudantes começam a se desenvolver de modo integral e integrado. É um momento ímpar de preparação para o exercício profissional e pessoal. E cada um dos integrantes desse sistema de ensino é corresponsável pelos resultados esperados: família, pais, sociedade e estado. É da inter-relação harmônica e eficaz entre esses componentes da comunidade escolar que é gerada uma coletividade de homens e mulheres valorosos.
Porém, embora família e escola sejam duas instituições sociais basilares, a cada dia que passa os aprendentes começam mais cedo sua “saga estudantil” e permanecem mais e mais no espaço escolar (é a segunda casa de muitos). E, com isso, a responsabilidade de criar e educar, que antes era visivelmente dividida com a família, passa a ser maior para a escola, que se incumbe de ensinar não apenas conteúdos curriculares, mas também valores éticos e sociais necessários para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
E para que o papel da escola na construção de educação de qualidade possa continuar e aperfeiçoar-se, a sociedade deve ir além do reconhecimento desse mérito em momentos festivos, e mobilizar-se reivindicando investimentos, valorização dos profissionais e acesso a um ensino inclusivo, acolhedor e compatível com as demandas sociais.
A formação educacional da população não começa ou termina na escola, mas é nesta que a aprendizagem ganha destaque na construção de uma sociedade mais igualitária, solidária, tolerante e respeitosa. Que o dia de hoje produza em ti uma reconstrução de memórias positivas de seus tempos de jogos, gincanas, merendas, recreios, “tios” e “tias” e das saudosas alegrias pueris. Feliz Dia da Escola!
Uma resposta
Pensar sobre a escola é pensar sobre transformação de vida.
Meus parabéns! Dr. Cláudio Santos.