domingo, 3 de novembro de 2024

Imperatriz: segundo turno à vista

Publicado em 2 de março de 2024, às 10:02
Fonte: Nícia de Oliveira – Reportagem
A possibilidade de eleições municipais decididas em segundo turno adiciona uma camada de complexidade ao panorama dinâmico da princesinha rio Tocantins. Frame de vídeo da Campanha "200 mil eleitores".

Estrategicamente posicionada na região do Bico do Papagaio, no estado do Maranhão, Imperatriz é um epicentro político que pode moldar não só seu próprio destino, mas também impactar significativamente as decisões estaduais. O cenário eleitoral está aquecendo, e a possibilidade de eleições municipais decididas em segundo turno adiciona uma camada de complexidade ao panorama dinâmico e historicamente desafiador apresentado e vivenciado na cidade banhada pelas águas do rio Tocantins.

Imperatriz está prestes a alcançar um marco significativo: os 200 mil eleitores. Esta cifra é um indicador tangível do vigor da cidade, já que, à medida que se aproxima desse patamar, a cidade se reafirma no centro da atenção política, seguindo como o segundo maior colégio eleitoral e, na prática, a capital dos arranjos e embates políticos da região sudoeste do Maranhão.

A corrida dos 200 mil

No início do mês passado, em 06 de fevereiro, foi lançada a campanha “200 mil eleitores por Imperatriz”, uma mobilização promovida pela Associação Comercial, Industrial e Serviços de Imperatriz (ACII), Sindicato Rural de Imperatriz (Sinrural) e representantes de outras entidades da cidade. A iniciativa visa a garantir a participação de mais eleitores nas próximas eleições da cidade. A ação não é única ou isolada, já que a Justiça Eleitoral tem desempenhado iniciativas itinerantes, em prol do mesmo objetivo.

Em outubro de 2023, a Câmara Municipal anunciou a união de forças com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MA) para alcançar 200 mil eleitores. A Audiência Pública fez parte da programação das ações itinerantes da Justiça Eleitoral na cidade, coordenadas pelo desembargador José Luiz de Almeida (presidente do TRE-MA) e pelo corregedor José Gonçalo (corregedor e vice-presidente do TRE-MA), junto com os demais membros da Corte do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão. Na ocasião, foi firmado acordo para que a Câmara Municipal de Imperatriz fosse um ponto facilitado para regularização ou para retirada da via do título eleitoral.

Vídeo publicado e disponível no perfil do Instagram da Câmara Municipal de Imperatriz. Clique aqui e veja a publicação original.

As ações da Justiça Eleitoral continuam e com mais apoiadores engajados em fazer com que Imperatriz esteja na lista das cidades brasileiras que ultrapassaram a marca de 200 mil eleitores. Para o juiz titular da 65° zona eleitora, Adolfo Pires, a possibilidade de segundo turno gera mais legitimidade para pessoa eleita, além de trazer visibilidade para a cidade. Ouça trecho da entrevista:

Trecho da entrevista concedida pelo juiz Adolfo Pires.

Nas redes sociais, os apoiadores compartilham depoimentos e vídeos com o objetivo de mobilizar pessoas que moram em Imperatriz e que desfrutam da cidade, na maior parte do tempo, para transferir o título eleitoral para a cidade, assim passando a ter voz nas cobranças e debates sobre qualidade de vida e melhoria pública. Uma das instituições parceiras na corrida para alcançar os 200 mil eleitores é a Academia Imperatrizense de Letras (AIL), que, apesar de não ser uma instituição com intuito político-partidário, abraçou a causa por entender que se trata de um projeto cidadão, como explicou Raimundo Trajano Neto, presidente da AIL. Ouça:

Trecho da entrevista concedida pelo presidente a AIL, Raimundo Trajano Neto.

Dentro das atividades realizadas para o alcance dos 200 mil eleitores, está prevista, para o dia 11 de março, nova visita do desembargador José Luiz de Almeida e do corregedor José Gonçalo para falar sobre as eleições 2024.

Cinquenta por cento mais um

Infográfico feito com informações disponíveis na Justiça Eleitoral.

Até então, ns eleições majoritárias, em cidades com menos de 200 mil eleitores, o candidato que obtém o maior número de votos sai vitorioso, mesmo que sua porcentagem não atinja mais de 50%. Entretanto, com o possível alcance dos 200 mil eleitores em Imperatriz, a regra do jogo eleitoral está prestes a mudar. Agora, para se eleger em primeiro turno, um candidato precisará conquistar não apenas a maioria dos votos, mas atingir a marca de 50% mais 1.

Essa mudança tem como objetivo promover uma maior legitimidade nas eleições. Exigir que um candidato alcance a maioria absoluta de votos demonstra o anseio por uma representação mais robusta da vontade popular. A necessidade de conquistar pelo menos metade dos eleitores reforça a ideia de que o candidato eleito em primeiro turno contará com um apoio mais amplo da comunidade.

Caso nenhum candidato alcance a marca dos 50% mais 1, uma segunda etapa do processo eleitoral é acionada. Os dois candidatos mais votados participam de um novo pleito, proporcionando aos eleitores uma segunda oportunidade de avaliar suas opções – o já conhecido segundo turno. Essa medida não apenas garante uma eleição mais legítima, mas também reforça os princípios democráticos, ao permitir que a população reavalie e reafirme sua escolha entre os candidatos mais competitivos.

Essas mudanças nas regras eleitorais em Imperatriz não apenas refletem a maturidade democrática da cidade, mas também visam a assegurar uma representação mais fiel da vontade popular. O crescimento para 200 mil eleitores não é apenas um número, mas um divisor de águas que coloca a legitimidade e a democracia no centro do processo eleitoral local.

Caldeirão Político

Em meio à iminência de Imperatriz atingir a marca de 200 mil eleitores, o cenário político na cidade se transforma em um verdadeiro caldeirão, fervendo com a presença de diversos pré-candidatos. As movimentações e estratégias desses postulantes durante a campanha tornam-se peças fundamentais nesse intricado tabuleiro eleitoral, onde a busca por votos ganha nova relevância com o novo patamar que a cidade está prestes a atingir.

Com a mudança nas regras eleitorais, os pré-candidatos se veem diante de um desafio duplo: não apenas conquistar o maior número de votos, mas agora também garantir a preferência de, pelo menos, metade dos eleitores. Isso faz com que as estratégias de campanha se tornem mais refinadas, exigindo um entendimento profundo das necessidades e aspirações de uma população diversificada.

Pesquisa divulgada no Instagram em publicação colaborativa entre 4 contas/perfis. Clique aqui e veja a publicação original.

Apesar de as convenções partidárias e dos registros de candidaturas serem, oficialmente, entre 20 de julho e 5 de agosto, quando é permitida a realização de convenções partidárias para deliberar sobre coligações e escolher candidatas e candidatos às prefeituras, bem como ao cargos de vereador, a movimentação, principalmente nas redes sociais, se intensificou nos últimos meses. Pesquisas de intenção de votos com os possíveis nomes à disputa do cargo de prefeito ou prefeita de Imperatriz já começam a causar alvoroço.

O caldeirão político é alimentado pelas diferentes visões e propostas dos pré-candidatos, cada um buscando se destacar e conquistar a confiança dos eleitores. O palco eleitoral se torna um campo de ideias e debates, onde as movimentações estratégicas dos candidatos moldarão não apenas o resultado das eleições, mas também o futuro de Imperatriz. Para Aurélio Gomes, vereador e pré-candidato, o aumento no número de eleitores significa um avanço democrático.

Trecho da entrevista com o vereador Aurélio Gomes (PT).

Nesse contexto, é pertinente lembrar que algumas perguntas devem ser alertas na corrida da disputa de votos, como: Quais são as propostas que ressoam mais fortemente na população? Como os candidatos se adaptam às novas regras e desafios, já que o desafio é conseguir se sobrepor em meio à tantas pré-candidaturas que se anunciam no contexto que antecede o período de campanha?

O fim da corrida se aproxima!

Até a publicação desta reportagem, a estimativa é de que menos de 7 mil eleitores separavam a cidade de Imperatriz ao sonhado “50%+1”. Os esforços para o alcance da marca se espalham, com visitas na zona rural em formato de mutirão já foram realizados, assim como, nos principais pontos de movimentação de pessoas, como por exemplo, o Calçadão. A mobilização ocorre até o dia 8 de maio, prazo final para os eleitores transferirem o domicílio eleitoral e poderem votar nas eleições municipais de 2024.

Outro foco da campanha tem sido os jovens com idade a partir de 16 anos, resultado de parceira da Secretaria Municipal de Educação com os demais agentes de mobilização. O objetivo é encorajar a obtenção do título eleitoral, destacando também a importância da regularização para a participação nas próximas eleições municipais, como explicou o secretário de Educação, Zé Antônio:

Trecho da entrevista com o Secretário Municipal de Educação, Zé Antônio.

Os serviços de regularização e emissão dos títulos estão disponíveis na Câmara Municipal de Imperatriz, na unidade do Viva (Imperial Shopping) e na Justiça Eleitoral de Imperatriz, das 8h às 14h, oferecendo maior acessibilidade à população interessada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade