sábado, 22 de março de 2025

OS AVENTUREIROS DE DORINHA MARINHO

Publicado em 10 de dezembro de 2022, às 11:23
Fonte: Linda Barros, escritora e atriz. Membro da Academia Poética Brasileira
Imagem cedida pela autora.

Linda Barros, escritora e atriz. Membro da Academia Poética Brasileira

A vida nos dá muitas provações, mas também nos oferece muitas oportunidades e todos esses bons momentos devem ser agarrados “pelo laço”, como diz essa expressão simplória, mas carregada de significados. Dessa forma, diante dos obstáculos que encontramos ao longo da vida, devemos considerar  também cada caminho que se abre diante de nós para a superação dos problemas e para que pelo menos possamos conseguir almejar um mínimo de realizações possíveis.

No texto de hoje trazemos à tona um nome que com certeza conhece todos os obstáculos que a vida lhe deu. Dorinha Marinho, é uma daquelas pessoas que só em pensar nelas já é pensar grande. A autora tem uma história espetacular de vida e de luta, mas, aqui, neste pequeno espaço só caberá falar de coisas positivas. Dorinha esteve recentemente na 15ª Feira do Livro de São, levando de presente ao leitor, mais uma obra de sua vasta produção literária. Trata-se de Os Aventureiros, obraindependente(1ª edição, 2019, 53 páginas)livro de literatura infanto-juvenil, com um cunho bem atual, dentro da geração de adolescentes.

Em Os Aventureiros, a escritora narra com maestria as aventuras de adolescentes que usam a amizade e seus conflitos do dia a dia para mostrarem um cotidiano só deles. E como na vida de todo adolescente não pode faltar aventura, diversão, peripécias, nessa obra não é diferente. O livro é repleto de descobertas, amizades, mistérios, altruísmos, brigas, descontração e de tudo aquilo que é tão comum na vida de todo jovem estudante.

A professora, compositora e pesquisadora Dorinha Marinho empresta todo seu talento e carisma para compor seus personagens nessa fantástica aventura adolescente. Dorinha é natural de Miranda do Norte, mas se encantou pela vasta cultura encontrada na capital maranhense, onde veio visitar e decidiu fixar morada. Com tanta bagagem cultural adquirida em suas andanças, hoje Dorinha é autora de trinta e oito romances e várias dezenas de contos. A tímida autora é incansável em suas leituras e pesquisas, o que lhe rendeu uma variada obra na qual expressa suas angústias e sua luta contra o preconceito, a discriminação e a injustiça.

Em Os Aventureiros, Dorinha utiliza o vocabulário dos jovens. Apesar de estar direcionado a adolescente de uma faixa etária específica, entre 13 ou 14 anos, o texto pode ser apreciado por pessoas de qualquer faixa etária. Esse livro pode ser considerado como uma novela de viés sociolinguístico. Nele, a autora consegue trabalhar bem o vocabulário de uma geração específica com alguns pontos que remetem a questões regionais.

E por fim, aventure-se com essa galerinha da fictícia escola Militar Duque de Caxias, conversando ou dialogando com o melhor vocabulário que possa se identificar.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade