segunda-feira, 14 de outubro de 2024

SITE REGIÃO TOCANTINA: DOIS ANOS NO AR

Publicado em 4 de setembro de 2022, às 12:45
Fonte: Da Redação – Marcos Fábio Belo Matos e Nícia de Oliveira.
O site nasceu para ser um canal de noticias regional. Imagem: Região Tocantina.

Dois anos atrás, em plena crise da pandemia de Covid-19, o jornalista, professor e escritor, Marcos Fábio Belo Matos, resolveu tirar do papel um projeto antigo: criar um meio de comunicação voltado para a região tocantina. Como ele mesmo explica: “A ideia chegou em Imperatriz comigo, lá em 2006, quando vim assumir um concurso para professor do Curso de Comunicação Social – Jornalismo, no recém-criado curso, na UFMA. Sempre trabalhei com assessoria de comunicação, sempre escrevi para jornais, ainda na faculdade tive o primeiro jornal de bairro de São Luís (o jornal “Cohatrac Serviços”, que funcionou por um ano, de 1995 a 1996, com edições mensais). Então, quando cheguei a Imperatriz, minha vontade era criar, inicialmente, um jornal semanal, depois pensei numa revista bimestral, depois num programa de rádio. Mas as atividades que tinha na UFMA não me permitiam encarar esses desafios – porque, além de tudo, eram projetos caros. A internet me fez ver que eu poderia tirar essa ideia do papel com um site – que fosse também combinado com as redes sociais para disseminar as notícias. E assim eu fiz. E estamos até hoje, crescendo e tentando consolidar a marca e a presença do site entre os moradores do sul-sudoeste do Maranhão”.

O site é feito com pessoas e para pessoas da região tocantina. Nele podem ser encontradas notícias de economia, esportes, ciência e tecnologia, cultura, educação e saúde; reportagens; entrevistas; colunas opinativas; vídeos e outros materiais multimídias. O site teve, até hoje, quase 47 mil visualizações. “Estamos crescendo devagar, mas sempre. Temos o cuidado de ir atualizando sempre o site, com aquilo que interessa à região”, informa Marcos Fábio.

O site vem crescendo, organicamente. Fonte: WordPress.

Atualmente, o site é editado pelo jornalista Marcos Fábio e a jornalista Nícia de Oliveira, além de contar com colaborações e também matérias freep-lancers, como as reportagens feitas pelo jornalista José Luís Costa.

Material autoral e de divulgação institucional – o Região Tocantina publica, sistematicamente, materiais de assessorias de comunicação e imprensa – na íntegra ou com aproveitamento de conteúdo. “Publicamos materiais que chegam das assessorias de comunicação e imprensa, que hoje, graças ao Curso de Jornalismo da UFMA Imperatriz, estão bem estruturadas e com uma grande quantidade na região. E publicamos com os créditos delas – para mostrar o volume e qualidade do serviços que elas fazem. E também publicamos materiais nossos, que fazemos para o veículo – com foco nas reportagens e entrevistas.

Em dois anos de site, por exemplo, já publicamos 38 entrevistas, com os mais variados assuntos – de literatura a saúde, passando por empreendedorismo, análise política, fatos históricos, educação, lutas sociais, dentre outras. O foco dessas entrevistas é dar visibilidade aos sujeitos e aos assuntos que possam interessar, de alguma forma, à região”, afirma Nícia de Oliveira, que, junto com Marcos Fábio, é editora-chefe da publicação. As entrevistas você acessa aqui: https://regiaotocantina.com.br/arquivos/entrevista/

Outro pronto forte do site é a seção “Opinião”. Formada, atualmente, por 19 colunistas, das mais distintas áreas, a seção publica textos opinativos toda semana, como cada autor/autora publicando um texto por mês. O time é formado pelos autores/autoras: Edmilson Sanches, Helena Frenzel, João Marcos, Liana Melo, Linda Barros, Gabriel Neres, Cristiane de Magalhães, Fábio Cardias, Hyana Reis, Marcos Fábio, Denisson Chaves, José Neres, Elson Araújo, Nertan Silva, Cláudio Santos, Márcia Castelo Branco, Mariana Sousa e pelas jornalistas Laura Zacca e Artemisa Lopes, do canal Luna Solis – este, aliás, que ganhou um espaço personalizado no site, com o conteúdo que elas também publicam no Canal Luna Solis no Youtube e no podcast LunaSolisCast.

Já colaboraram com o site, como articulistas, o produtor cultural Axel Brito, o jornalista e advogado, Agostinho Noleto, a nutricionista Anyvlis Alencar, além de colaborações, esparsas, de outros profissionais.

O link para ler os/as colunistas do site é este: https://regiaotocantina.com.br/arquivos/opiniao/ . Você clica e pode ir para a área do/da seu/sua colunista preferido(a).  E pode ver o conteúdo da Coluna Luna Solis no link: https://regiaotocantina.com.br/canal-luna-solis .

Nas palavras da jornalista Laura Zacca, do Canal Luna Solis, “Escrever é o ato de organizar e transmitir ideias, uma forma de expressão de nossos pensamentos e sentimentos, e ter um espaço, como o site do Notícias da Região Tocantina, para poder compartilhar essas opiniões com um público de leitores é incrível, além de importante para incentivar o ato da escrita e da leitura”.

O espaço de Opinião conta com 19 colunistas, discutindo os assuntos mais diversos.

Mural das Minas – outro conteúdo que ganhou um espaço específico no site foi o projeto “Mural das Minas”. Iniciativa do professor Marcos Fábio, em parceria com a Academia Imperatrizense de Letras, o projeto tem a finalidade de divulgar escritoras contemporâneas maranhenses. O conteúdo dos perfis, que agora são editados três vezes por mês, é publicado, em formato impresso e digital (PDF) na página que a Academia de Letras mantém no jornal O Progresso e, simultaneamente, no site, na aba “Mural das Minas”, que você acessa neste link: https://regiaotocantina.com.br/arquivos/cultura/mural-das-minas.  “É  a segunda iniciativa que eu faço de divulgar novos autores e autoras. A primeira foi em 2019, quando eu criei, no jornal O Progresso, o “Cadernos de Literatura Maranhense”. O “Cadernos” publicou cerca de 40 autores, de vários municípios do Maranhão. O “Mural das Minas” tem tido uma boa repercussão entre as autoras e na comunidade”, explica Marcos Fábio.

O site também possui um espaço para entrevistas em vídeo. As entrevistas são ancoradas pela jornalista Nícia de Oliveira e já entrevistou a ex-reitora da Uemasul, Elisabeth Fernandes e a assistente social e ativista, Conceição Amorim. “A ideia deste espaço é ser um repositório, em vídeo, de entrevistas mais aprofundadas, com personalidades que ajudam a pensar e a fazer a nossa região melhor”, afirma a jornalista Nícia de Oliveira.

Depoimentos – Nestes dois anos, o site vem se consolidando como uma referência para a informação da Região Tocantina.

Para o advogado Cláudio Santos, colunista do site, “O site Região Tocantina é o mais elogiável veículo eletrônico de comunicação do sudoeste do Maranhão. Trouxe autêntica evidenciação e valorização de diversidade cultural expressa espontaneamente nos escritos de seus colunistas. É regozijante e desafiador fazer parte desse espaço multicultural e que pratica a interculturalidade. Sigamos ombreados!”.

O advogado, escritor e jornalista Elson Araújo também deixa sua impressão sobre o que representa escrever pro site: “Quem escreve quer ser lido. Quanto mais espaço e público, melhor. O site oportuniza isso: a possibilidade de ir ao encontro de um público diferenciado, exigente que aprecia bons textos e a movimentação ativa do pensamento.Tem sido uma experiência muito boa integrar o grupo de colaboradores do site Região Tocantina.  Um privilégio!!”.

O jornalista e escritor joãolisboense João Marcos também elogia o trabalho do site: “O site Região Tocantina é um respiro dentre tantos outros portais de notícias aqui do Maranhão. O que mais me impressiona é a quantidade de conteúdos debatidos e postados, e mesmo assim todos eles têm uma coerência e qualidade que são primordiais para um bom portal. Bom, eu me sinto honrado em poder contribuir como colunista, pois espaços como esses são importantes para a disseminação de boa informação e principalmente cultura. Cultura. É assim que eu resumiria o site: como espaço democrático e essencial para nossa região”.

E Linda Barros, professora e atriz, registra suas impressões de ser articulista do site: “Nos dias atuais, com tantas transformações, o ato de escrever é um desafio. Primeiro, pelo grande embate que é lutar com o papel em branco (ou lutar com a tela do computador), momento em que muitos se sentem angustiados pelo descontrole ou disfunção cerebral pela falta de ideias; segundo, escrever para quem? Para onde? Com que objetivo? Satisfação pessoal? Desabafo íntimo? Ou simplesmente para satisfazer um desejo retraído? Dizem os grandes críticos que “quando a oferta é maior que a procura, o produto tende a se desvalorizar”, explicando que no mercado livreiro não faltam autores, o que há é a escassez de leitores. Uma coisa é certa, o livro físico está sumindo das prateleiras, causando uma enorme angústia para as pessoas (leitores) que gostam de folhear, manusear e carregar uma obra debaixo do braço, mesmo que seja para um momento em que a solidão parece ser a única companhia. E dentro desse contexto das grandes transformações pelas quais passa a humanidade, encontramos os sites, os blogs, as redes socais. Encontramos ali verdadeiras companhias para os mais modernos e visionários assuntos e, consequentemente, leitores. E dentre esses rincões midiáticos, temos o site Região Tocantina. Um espaço que trouxe um verdadeiro acolhimento virtual para os autores e leitores que acompanham suas publicações diárias. Escrever para o site é literalmente escrever para o mundo. Nele, não há desperdício de tempo, nem os textos ou artigos são jogados ao vento, pois o Região Tocantina, assim como a maioria dos sites, é uma verdadeira estante virtual, onde nossas ideias, nossas mensagens e nossas angústias são levadas para além das vitrines de madeira ou de metal. Assim como a maioria dos espaços virtuais, o referido site tem o objetivo de contribuir com nossa literatura, com nossos autores e com nossa história local, levando em consideração todas as vertentes culturais e ricas que nossa cidade possui. Então, seguindo os rastros pelos quais passam as transformações midiáticas, o portal Região Tocantina tem um alto padrão de compromisso com a sociedade como um todo e poder ter nossos textos ali publicados é um verdadeiro deleite para nossa cultura letrada”.

Finalizando os depoimentos, o jornalista Gabriel Neres registra: “Escrever para o site Região Tocantina tem sido muito gratificante. Desde que escolhi seguir a profissão de jornalista meu desejo era de poder escrever com mais frequência, até tenho um blog com esse intuito, mas faltava objetivo para mim, faltava empolgação. E o objetivo e a empolgação vieram quando comecei a escrever para o Região Tocantina. Tem sido importante ter essa rotina de escrever uma vez por mês sobre os assuntos que gosto e tem sido gratificante enviar o texto e ver a repercussão de quem leu, de sempre estar tentando melhorar com os elogios e as críticas que recebo e as autocríticas que faço”.

Planos – para os próximos anos, a equipe do Região Tocantina planeja algumas novidades. Em primeiro lugar, o site está tem a intenção de ampliar sua presença nas redes sociais – com a potencialização das suas contas no Instragran, Facebook e Twitter. “Queremos aumentar nossa visibilidade nessas contas. O que publicarmos no site estará nessas contas, além do encaminhamento pelo WhatsApp, que faz as matérias chegarem a mais pessoas”, explica Marcos Fábio. Você pode seguir as contas do site nos seguintes endereços: Página no Facebook: https://www.facebook.com/regiaotocantina2015 ; conta no Instagram: https://www.instagram.com/noticiasdaregiaotocantina/; conta no Twitter: https://twitter.com/regiaotocantina

Outra possibilidade é a busca de patrocinadores. Hoje o site não possui apoio institucional, o que nos impede de fazer muitas coisas legais que pensamos. “Queremos, nos próximos anos, poder receber investimentos para que ele mantenha uma equipe mínima de trabalho, com profissionais que possam cuidar melhor do conteúdo”, relata Nícia de Oliveira. Hoje a publicidade que é divulgada no site é feita de forma gratuita.

“Nossa luta é para que, num médio prazo (5, 6 anos), o Região Tocantina seja reconhecido como um site de referência para toda a comunidade da região, e também para quem, como eu hoje, não está em um dos municípios que formam a região tocantina mas tem interesse nos assuntos de lá. Um site com bom conteúdo e, principalmente, cheio de boas notícias”, finaliza Marcos Fábio.

Municípios que formam a Região Tocantina Maranhense.

9 respostas

  1. Posso dizer que escrever para o site é uma forma de divulgar ideias e opiniões que podem colaborar para o fomento da cultura, da arte, do pensamento, de modo a ajudar no processo de formação do nosso público leitor, bem como ter a oportunidade de interagir com esse público, e assim, também aprender com essas experiências de interação.
    O site é um espaço plural, ético, democrático e de grande utilidade pública.

  2. Pelo nível do conteúdo das reportagens deste SITE, indiscutivelmente, urge, que multipliquemos o número de seguidores do mesmo. Nossa sociedade está pobre de investimento cultural. Pior, em todos os níveis. Estamos cercados por diversos seguidores do fundamentalismo judaico-cristão, fascismo, nazismo, além de outras modalidades adversas ao espírito que nos leva à fraternidade e a respeitar a subjetividade humana. Parabéns, a você, confrade Marcos, Vice-reitor da UFMA.

  3. PARABÉNS Marcos Matos! Pela excelência com que vem conduzindo as matérias desse magnifico SITE, pois a nossa região estava necessitando desses conteúdos culturais . Abraços poéticos

  4. Posso dizer que escrever para o site Região Tocantina é uma forma de divulgar ideias e opiniões que podem colaborar para o fomento da cultura, da arte, da ciência, do pensamento, de modo a ajudar no processo de formação do nosso público leitor, bem como ter a oportunidade de interagir com esse público e, assim, também aprender com essas experiências de interação.
    O site é um espaço plural, ético, democrático e de grande utilidade pública.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade