O jornalista e escritor João Marcos iniciou no mês de julho uma campanha de arrecadação de livros para o seu projeto intitulado “Ler Transforma” que visa a distribuir, ainda este ano, 500 livros entre jovens e adolescentes de escolas da cidade onde mora, João Lisboa, no estado do Maranhão.
A primeira ação do projeto acontecerá na sexta-feira, dia 26 de agosto, no Centro de Ensino Rio Amazonas.
“O Projeto Ler Transforma nasceu da seguinte reflexão: muitos adolescentes e jovens não têm o hábito de leitura. Então, como posso incentivá-los a ler?”, declara. Ainda de acordo com o jornalista, o livro hoje infelizmente é um produto a que poucos têm acesso e por isso existe a necessidade urgente de torná-lo acessível.
No dia do evento, o jornalista irá ministrará uma breve palestra sobre a importância da leitura e depois distribuir os livros para os estudantes que estiverem presentes.
“O diferencial é que os estudantes não vão saber qual livro irão receber. Todos estarão embalados. A ideia é que eles sejam surpreendidos e recebam o livro sem pré-julgamentos”, acrescenta.
A ideia foi inspirada em uma iniciativa que já é feita em outros países e que se chama “Blind date with a book” (Encontro às cegas com um livro, em tradução livre), na qual o cliente leva o livro sem saber qual título será a sua próxima leitura e isso acontece sempre no Dia dos Namorados.
Como doar? – Caso você tenha interesse em colaborar com o projeto, você pode doar livros. As doações pedem ser feitas diretamente pelo Instagram do autor (@jjoamarcos). Pessoas de outros Estados também podem doar, mandando livros via transportadoras ou Correios. Você pode acertar todos os detalhes diretamente com o João Marcos.