sexta-feira, 29 de março de 2024

EM REUNIÃO COM MINISTRO DA EDUCAÇÃO, ROBERTO ROCHA REITERA A NECESSIDADE DA CRIAÇÃO DA UFAMA

Publicado em 10 de março de 2022, às 7:55
Fonte: Da Redação
Roberto Rocha levou ao Ministro a urgência da criação da Ufama. Imagem: Divulgação.

Ontem (09.03), o senador Roberto Rocha esteve reunido com o ministro da educação, Milton Ribeiro, para tratar de pautas relativas a recursos para a UFMA. Acompanharam o senador o reitor da UFMA, professor doutor Natalino Salgado Filho e o Secretário de Ensino Superior, Wagner Vilas Boas.

Na pauta, o reitor solicitou ao ministro recursos para a compra de elevadores e para o término de obras em andamento nos campus da capital e interior.

Na saída do encontro, o senador, ao lado do reitor Natalino Salgado, publicou um vídeo na sua conta no Instagram, em que declara: “Falamos com o ministro sobre a necessidade urgente de criar e implantar a nossa UFAMA, que vai abranger Imperatriz, Grajaú e Balsas, para onde também estamos destinando recursos agora. E lá em Imperatriz, ela já vai nascer com seu próprio hospital universitário”.

O professor Natalino, no mesmo vídeo, afirma que reforçou com o ministro a necessidade de um projeto de lei para criar a UFAMA: “A segunda universidade federal nossa, a UFAMA, que vai atender, sobretudo, àquela região do sul do Maranhão”.

Moção de apoio aprovada pelo Consun da Ufma

HISTÓRICO – Roberto Rocha encampou a luta pela criação de uma nova universidade federal para o Maranhão desde que assumiu a vaga no senado.

Para ajudar na luta, foi criado em 2020 o Movimento Nova Federal Maranhão, formado por professores, técnicos administrativos e alunos dos câmpus de Imperatriz, Grajaú e Balsas, além de pessoas da comunidade.

Nesses dois anos de trabalho, o Movimento já entregou abaixo-assinados para o Ministro do desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, para o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco; já enviou comunicação solicitando apoio político para todos os deputados federais e senadores do estado; já fez campanha nas redes sociais em prol da causa e esteve presente em debates, entrevistas na TV e no rádio para dar visibilidade ao tema.

Entrega de abaixo-assinado ao ministro Rogério Marinho, em 2020

Também foi marcante a realização, pela Câmara de Vereadores de Imperatriz, de uma audiência pública, em outubro de 2021, para esclarecer as questões relativas ao assunto e colher apoio popular para a causa. E ainda a aprovação, pela UFMA, de uma Moção de Apoio, no Conselho Universitário (CONSUN), ocorrida em setembro de 2020.

O projeto de criação da UFAMA está esperando a determinação do governo federal para ser implementado.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade