Região Tocantina – O que é um comportamento contraproducente?
Os autores: É um conjunto de atos distintos com características volitivas e prejudiciais para as organizações e seus trabalhadores, sendo estudado, inicialmente, e evoluído a partir de quatro perspectivas teóricas: (i) os “desvios” de produção, de propriedade, político e de agressão pessoal; (ii) as “retaliações organizacionais”, promovidas pelas autoridades que, por praticarem tratamentos injustos, eram confrontadas como forma de redução das desigualdades; (iii) a “agressão”, motivada por raiva, estilos de atribuição, afetividade negativa, atos de vingança e exposição prévia a culturas agressivas; e (iv) a “vingança”, como noção de que o ato é uma resposta automática à injustiça.
Região Tocantina – O que provoca, na organização, um comportamento contraproducente?
Os autores – Os comportamentos contraproducentes são praticados por pessoas – líderes ou liderados e podem ter reflexos jurídicos, sociais ou financeiros para as organizações e psicológicos para os trabalhadores.
Região Tocantina – Quais os principais tipos de Comportamento Contraproducente?
Os autores – Atualmente, estão catalogados mais de sessenta comportamentos contraproducentes. Em nosso estudo consideramos três por representaram altos custos jurídicos, financeiros e sociais para as organizações bem como danos psicológicos para os trabalhadores, por exemplo: a incivilidade, o narcisismo e o maquiavelismo.
Região Tocantina – Qual o papel do líder, considerando a diversidade de comportamentos numa organização?
Os autores – Desenvolver uma política de proteção da classe trabalhadora e bem-estar organizacional contra quaisquer tipos de discriminação, devendo:
a) adotar política que iniba comportamentos discriminatórios e antissociais;
b) praticar o que prega, visto que dá o tom para a organização e deve ser exemplo de comportamento respeitoso, valores e condutas;
c) estabelecer normas claras com fortes valores igualitários;
d) fazer intervenções tempestivas para influenciar a cognição e inibir o comportamento discriminatório;
e) fazer abordagens proativas, preventivas, educacionais e treinamentos sobre habilidades interpessoais; e,
f) desenvolver um sentimento de pertencimento organizacional.
Região Tocantina – O comportamento de um líder é mesmo capaz de influenciar uma equipe?
Os autores – Sim!. O líder é quem dá o tom para sua organização.
Região Tocantina – Quais as características de um bom líder, nos dias de hoje?
Os autores – Ser responsável, ser empático com seus liderados. E ainda, liderar pelo bom exemplo. “As palavras podem até encantar, mas o exemplo é quem convence”.
Região Tocantina – Como um líder pode se tornar uma força motriz na sua organização?
Os autores – Sendo íntegro, honesto e justo. Proporcionando um bom clima organizacional e gerando um sentimento de pertencimento.