terça-feira, 30 de novembro de 2021

Novembro Azul: SUS registra queda de 33,5% nas consultas urológicas e de 27% nos exames de PSA

Publicado em 9 de novembro de 2021, às 10:04
As reduções foram entre os anos de 2019 e 2020 e representam o reflexo da pandemia do coronavírus.

Dados do Ministério da Saúde revelam que houve queda de 33,5% nas consultas urológicas e de 27% de exames de PSA, além de redução de 21% em biópsias de próstata e de 21,5% em cirurgias para retiradas de próstata com câncer no Sistema Único de Saúde (SUS). As reduções foram entre os anos de 2019 e 2020 e, segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), representam o reflexo da pandemia do coronavírus no diagnóstico e tratamento do câncer de próstata.

Segundo o Ministério da Saúde, o SUS registrou 40.408 biópsias de próstata em 2019 e, em 2020, foram 31.888 exames realizados. Com relação a Dosagem de Antígeno Prostático Específico (PSA), em 2019 foram 5.738.426 exames realizados contra 4.199.176 no ano passado.

Vale ressaltar que a biópsia, o PSA e o toque retal são os principais exames para diagnóstico do câncer de próstata, segundo tipo da doença mais prevalente entre os homens. O Instituto Nacional do Câncer (Inca) estima que 65.840 novos casos de câncer de próstata devem ser diagnosticados em 2021, e muitos casos podem ser diagnosticados em estágios avançados.

“Infelizmente o câncer de próstata é silencioso e quando vai ter algum sinal, geralmente, é na fase avançada. Os principais sintomas são dor óssea, por causa da metástase óssea que é comum na fase avançada do câncer de próstata. Além da dificuldade para urinar, que também só é comum na fase avançada. Por isso é importante a consulta com especialista e a realização de exames preventivos”, alerta o cirurgião oncológico da Oncoradium Imperatriz, Dr. Jorge Lyra.

Por conta desses dados e dos perigos do câncer de próstata, a Campanha Novembro Azul deste ano enfatiza a importância de o homem retomar seu cuidado com a saúde e voltar a ir ao médico. O diagnóstico precoce do câncer de próstata é fundamental para uma maior chance de cura.

“O Novembro Azul inicialmente foi focado no câncer de próstata, mas hoje em dia o sentido da campanha é mais amplo e as sociedades médicas têm focado na saúde do homem como um todo. Nós tentamos nessa campanha fazer o que a gente chama de avaliação de oportunidade, que é abordar a saúde do homem como um todo naquele momento da consulta, pois raramente o homem procura o médico”, ressalta Dr. Jorge Lyra.

Câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino e localiza-se abaixo da bexiga. Sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma. O câncer representa uma alteração nessa glândula, mas que não apresenta sintomas na fase inicial, por isso a importância manter consultas regulares com urologistas.

O câncer de próstata diagnosticado em fases iniciais tem cerca de 90% de chances de cura, mas em fases iniciais não apresenta sintomas. Por isso os especialistas ressaltam a importância da consulta anual para avaliação. Ao apresentar sintomas, o câncer já está numa fase mais avançada e pode causar vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou no sêmen.

Os principais fatores de risco para desenvolvimento da doença são: idade, é mais comum entre homens com 50 anos ou mais; obesidade, pois o excesso de gordura corporal aumenta o risco de câncer de próstata avançado; histórico familiar, parentes próximos que tenham tido a doença, como pai, irmão e tio.

Para prevenir o câncer de próstata e outros tipos da doença, os especialistas recomendam adotar uma alimentação saudável, fazer exercícios físicos, não fumar, evitar excesso de álcool e a obesidade. Também é importante ficar atento à limpeza correta do pênis e usar camisinha para prevenir doenças, como a infecção pelo HPV (papiloma vírus humano), um grande fator de risco do câncer. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: