sexta-feira, 22 de outubro de 2021

Senadores, Deputados Federais e Vereadores recebem abaixo-assinado com pedido de apoio à criação da nova universidade federal no Maranhão

Publicado em 12 de outubro de 2021, às 8:00
O documento foi enviado por email para todos os senadores e deputados federais da bancada maranhense e ainda para vereadores de Imperatriz, Grajaú e Balsas.
Fonte: Assessoria

Mais de 50 entidades representativas dos municípios de Imperatriz, Grajaú e Balsas, juntamente com a Comissão Executiva do Movimento Nova Federal Maranhão, assinaram um abaixo-assinado que defende a criação da nova universidade federal do Maranhão.

O documento foi enviado por email para todos os senadores e deputados federais da bancada maranhense e ainda para vereadores de Imperatriz, Grajaú e Balsas. A intenção é  buscar apoio legislativo para o projeto de criação de uma nova universidade, reiterando a importância deste projeto que poderá impactar, diretamente, mais de 20 municípios da Região Sul-Sudoeste maranhense, além de outros de estados vizinhos, como Tocantins e Pará.

A ideia é que a nova universidade possa ser criada a partir dos campi já existentes nos municípios de Imperatriz, Grajaú e Balsas, oportunizando mais autonomia à universidade nestas localidades e com possibilidade de expansão para outras cidades na região. A divisão dos campi para criação da nova universidade já conta com o apoio da reitoria da UFMA, que publicou uma Moção de Apoio do seu Conselho Universitário (CONSUN).

LUTA – Historicamente, o Maranhão empreende uma luta há décadas para ter uma segunda universidade federal, sendo que a UFMA é a única universidade federal no Estado. O Maranhão é um dos oito da federação que possuem apenas uma única universidade federal para atender a sua população, estimada no censo de 2019 em cerca de 7.075.181 habitantes. E, do Nordeste, é um dos três únicos.

Hoje, depois de diversos projetos que buscaram a criação da nova universidade, há uma iniciativa que se apresenta com condições de prosperar na criação da nova federal. Trata-se de projeto do senador Roberto Rocha para criar a Universidade Federal da Amazônia Maranhense (denominada de UFAMA) –  Projeto de Lei do Senado n° 505, de 2017.

Independentemente da nomenclatura escolhida pelo parlamentar, o que poderia render ainda discussão da comunidade, se for concretizada, esta nova universidade federal já nasce com três campus – um em Imperatriz (distribuído em duas unidades: Centro e Bom Jesus); um em Grajaú e um em Balsas, a serem desmembrados da UFMA. Esses campi, reunidos, contabilizam 18 cursos de graduação, em todas as áreas do saber – Humanas, Sociais, Tecnológicas, Agrárias e Médicas -, cinco cursos de mestrado e um de doutorado. Além disso, já há um conjunto bastante consolidado de professores-pesquisadores, movimentando dezenas de grupos de pesquisa, revistas científicas, projetos de iniciação científica, além de projetos de extensão.

O Movimento Nova Federal Maranhão foi criado, então, para dar apoio a qualquer ação legislativa de criação desta nova universidade e avalia este projeto como o mais promissor, na atualidade, para alcançar a criação da nova federal.

Depois da fase de coleta de assinaturas, o abaixo-assinado foi enviado para representantes do legislativo e federal e a expectativa é que, embora o momento econômico não favoreça, os benefícios da nova universidade para a região possam aglutinar mais apoios que viabilizem o projeto.

Confira o documento:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: