domingo, 17 de outubro de 2021

Programa Suzano de Educação atua em 34 cidades

Publicado em 13 de maio de 2021, às 19:19
Iniciativa já contribuiu com a educação mais de 200 mil estudantes da rede pública nos estados do ES, BA, MA, MS, PA e SP
Fonte: Assessoria de Comunicação da Suzano
Imagem: Divulgação

A Suzano Papel e Celulose, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, contribui para melhorar a qualidade do ensino público no país por meio do Programa Suzano de Educação (PSE). Neste ano, a iniciativa foi ampliada para mais nove municípios, passando de 25 para 34 cidades atendidas em apenas um ano, o que representa um aumento de 36% no escopo de atuação.

O Programa Suzano de Educação apoia as redes de ensino a partir de processos formativos com diretores, coordenadores pedagógicos, professores e profissionais das secretarias municipais de Educação, de Assistência Social e de Saúde, com foco no desenvolvimento integral dos estudantes. A metodologia parte de um diagnóstico educacional e da priorização de desafios comuns de grupos de municípios que integram os Arranjos de Desenvolvimento da Educação (ADE) e que juntos constroem soluções para a melhoria da educação no território.

O PSE já beneficiou mais de 200 mil estudantes da rede pública de ensino em cerca de 900 escolas municipais. A iniciativa está vinculada à meta de longo prazo da Suzano de aumentar o IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) em 40% nos municípios prioritários.

METODOLOGIA – Neste ano, com ampliação da metodologia, além de trabalhar diretamente com as equipes da Secretaria de Educação, o programa também atuará com diretores e coordenadores das escolas, além dos(as) professores(as) de língua portuguesa (anos finais) e de matemática (anos iniciais e finais) por meio de cursos de ensino à distância (EAD). Outro destaque para o Programa em 2021 é a integração direta de novos atores ao eixo de participação social, com representantes da Secretaria de Saúde e de Assistência Social, potencializando as ações com as famílias e comunidades no território.

 “A implementação do Programa Suzano de Educação tem um potencial de assegurar o direito à educação de qualidade e formação continuada, incentivando à autonomia não apenas dos estudantes, mas de toda a comunidade. Nós queremos ir além dos muros das escolas, trazendo a assistência social e a saúde, de modo a entender a criança e o adolescente em sua integralidade, pois acreditamos que só é bom para nós se for bom para o mundo e que não existe melhor forma de melhorar o presente e o futuro da nossa sociedade do que investir em educação”, ressalta Marcelo Gomes da Silva Pereira, gerente de Sustentabilidade da Suzano.

No final de 2020, foi lançado o primeiro e-book de Boas Práticas do programa em que foram reunidas as ações e experiências dos gestores educacionais em ADE – Arranjos de Desenvolvimento da Educação –, que se destacaram no período. Ainda no último ano, o PSE realizou ações de suporte ao processo de transição para o ensino remoto.

Também foram realizados encontros virtuais de inclusão, como o Café com Libras – parceria entre escolas da Bahia e do Maranhão –, para o compartilhamento de vivências de pessoas surdas no ambiente escolar. Além disso, a partir das páginas oficiais da ação no Facebook, são divulgados conteúdos educativos para apoiar professores, estudantes e famílias no desafio de ensinar e estudar em casa durante a quarentena. As postagens são feitas por gestores, escolas e lideranças comunitárias e o perfil traz ainda conteúdo sobre saúde, cultura, esporte, lazer e assistência social.

De acordo com Valquíria Duarte Linhares, técnica de participação social de Conceição da Barra em 2020, parte de um dos ADES do Espírito Santo, a chegada do Programa Suzano de Educação e os desafios trazidos pela pandemia fizeram com que a importância da participação social ficasse mais evidente. “Queremos formar um grupo forte, resiliente, capaz de criar uma teia de mobilizadores”, afirma.

MARANHÃO – Em 2020, as ações beneficiaram mais de 96 mil jovens no estado graças à expansão das ações para nove municípios, que formam o Arranjo de Desenvolvimento Educacional do Maranhão (ADE-MA), sendo Imperatriz a primeira cidade a ser beneficiada pela iniciativa. Um dos destaques foram as ações de busca ativa para combater a evasão escolar. O Arranjo do Maranhão utilizou-se da criatividade, do diálogo com os pais, crianças e adolescentes, além de parcerias com a comunidade, que foram essenciais para garantir a expansão do programa.

A secretária municipal de Açailândia, Karla Janys Lima Nascimento, ressalta o importante papel do PSE, “Conscientizar o coletivo da importância de um trabalho com a participação de todos, e realizar uma gestão democrática nas escolas, foi essencial para garantirmos a melhora da qualidade no ensino”, finaliza.

Para saber mais sobre o Programa Suzano de Educação, assista ao vídeo Institucional sobre a iniciativa da companhia no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=FkrJhcAF4rw

Uma resposta em “Programa Suzano de Educação atua em 34 cidades”

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Publicidade

%d blogueiros gostam disto: