O festival, que está na sua 43a versão, este ano, por conta da pandemia, será exibido via streaming.
Fonte: Diretoria de Comunicação da UFMA
SÃO LUÍS – Hoje começa o Festival Guarnicê de Cinema, que está na sua 43ª versão. A abertura está marcada para as 19 horas e será feita de maneira diferente: haverá uma solenidade e o filme de abertura, “Três Verões”, será exibido num telão para convidados que estarão em veículos, no espaço da concha acústica da UFMA, no formato de cine drive-in.
Este ano, por conta da pandemia, além da alteração no formato da abertura, todo o festival teve que se reinventar. E uma das principais mudanças ocorreu na forma de apresentação dos filmes. As já tradicionais salas de exibição foram substituídas pela exibição via streaming. Para isso, a UFMA criou um aplicativo específico, que trará todos os filmes. O aplicativo está disponível nas versões para Androide e IOS e basta baixá-lo e acompanhar toda a programação do evento. Para baixar, entre na Google App ou na loja do Iphone procure por Guarnicê.
“A vantagem deste formato é que o Festival vai passar a ser acompanhado em todos os câmpus da UFMA, nos nove municípios onde a universidade atua. E, na verdade, em todo o Maranhão e no país. A tecnologia acabou vindo para resolver um problema da pandemia e democratizar e socializar ainda mais o nosso festival, que é o terceiro mais importante do Brasil”, afirmou a pró-reitora de Extensão e Cultura, Zefinha Bentivi.
O festival é composto por diversas mostras temáticas e competitivas: Mostra Mulheres, Mostra Othon Bastos, Mostra Cinema não tem Idade, Mostra AP43 e Mostra Escola de Cinema do IEMA. Também já tradicional, os cursos, debates e oficinas, que todos os anos agitavam a cena audiovisual de São Luís, poderão ser feitas na forma online.
Para ter acesso a toda a programação do Festival, basta clicar em portalpadrao.ufma.br/guarnice.