Vez ou outra, um dos raros leitores que tenho reclama da extensão dos textos que escrevo: São muito longos… Não tenho tempo para ler… Se fossem mais curtos, eu até leria… Quando tiver tempo eu leio…
Como vivemos em um mundo no qual a inclusão é algo extremamente necessário, esta semana vou tentar incluir essas pessoas que não têm tempo (para a leitura, diga-se de passagem) e aquelas que declaradamente são preguiçosas. Sem mais delongas, seguem dez breves notas sobre assuntos aleatórios.
1 – Livro novo
O professor, poeta e prosador Pedro Neto anunciou esta semana a pré-venda de seu novo trabalho, intitulado O sangue da rosa – o suplício nos porões da ditadura. Embora ainda não tenha lido o livro, pelo talento demonstrado pelo autor em outras obras suas, creio que vem algo bom por aí.
2 – Holocausto Brasileiro
É muito difícil alguém não se sentir incomodado ao assistir ao documentário Holocausto Brasileiros, que foi adaptado para as telas a partir do livro-pesquisa da premiada jornalista Daniela Arbex. Em cerca de uma hora e meia, é possível sentir o nebuloso clima de terror pelo quais passavam os internos de um hospital psiquiátrico em Barbacena (MG). Vale a pena ver.
3 – Uma sugestão de filme
Quem gosta de um filme inteligente, bem elaborado e com excelentes atuações não pode deixar de assistir a Druk – Mais Uma Rodada (2020). Nele, temas como angústia humana, relações familiares, profissionais e alcoolismo são tratados de uma forma que vai além dos clichês.
4 – Longe da fantasia
Passados momentos de euforia do carnaval, que contou com a presença de diversas personalidades, caímos novamente na realidade. A renda per capita de nosso Estado está em frangalhos, o número nacional de feminicídio está em alta e os preços dos gêneros alimentícios estão nas alturas.
5 – Destinação
Os professores do Estado estão desesperados com a indefinição dos juros dos precatórios. Diante do silêncio das autoridades, uns docentes choram, outros fazem promessas e outros dizem que já perderam as esperanças.
6 – Dia Internacional das Mulheres
O oito de março foi recheado de polêmicas, tanto no âmbito estadual quanto nacional. Brinquedos eróticos, sorteio de voucher para motéis e casos de assédio moral e sexual dividiram opiniões e estiveram na pauta do dia e da semana.
7 – Maranhão na novela
Os amantes de telenovelas e da música maranhense podem encontrar no remake da novela Renascer duas músicas ligadas ao Maranhão: Palavra acesa – poema de José Chagas musicado pelo Quinteto Violado, e Azougue – composição de Nicéas Drumont em parceria com Nando Cordel.
8 – Cubos mágicos
A onda dos cubos mágicos parece que está de volta. Em vários lugares é possível encontrar jovens montando esses objetos, muitos com impressionante perícia. Quam, como eu, não tem esse talento, fica apenas admirando…
9 – Grupos
Quase sempre, uma das formas de sentir-se solitário/a é colocar alguma mensagem em grupos de comunicação instantânea. O silêncio assusta uns e deprime outros. Mas se o assunto for uma piada ou uma fofoca, o resultado pode ser diferente, bem diferente!
10 – Intolerância
As pessoas estão cada dia mais intolerantes. Parece que hoje até mesmo as notícias aparentemente mais inocentes viram motivo para novas polêmicas. Até o silêncio está sendo politizado.
Pronto, foram dez notinhas bem rápidas. Acho que não tomei o tempo de ninguém. Pelo menos espero.