terça-feira, 10 de dezembro de 2024

COLUNA 23 – KISHIMOTO NÃO SABE DESENVOLVER PERSONAGENS FEMININAS?

Publicado em 30 de junho de 2023, às 10:23
Fonte: Por: Artemisa Lopes (@artemisalopes_) e Laura Zacca (@lauraa_zacca)

O enredo de “Naruto” conhecido por dedicar horas ou capítulos – dependendo da forma como você consome o conteúdo: mangá ou anime – para desenvolver tanto personagens principais quanto secundários, não investe o mesmo tempo e dedicação para as personagens femininas. As mulheres em “Naruto” costumam ter poucas cenas, quase nada de desenvolvimento e muitas vezes, quando o tem, estão atreladas a algum personagem masculino.

O problema já pode ser observado na personagem Sakura Haruno que, mesmo sendo uma das personagens principais, tem pouquíssimo desenvolvimento se comparado aos seus colegas de equipe: Naruto Uzumaki, Sasuke Uchiha e Kakashi Hatake. Mesmo sendo uma aluna aplicada com as melhores notas da Academia Ninja, com uma inteligência acima da média visto quando ela responde a todas as questões da prova Chunin sem colar, tendo aptidão para Genjutsu e principalmente, um excelente controle de chakra – características que a colocariam como uma das melhores ninjas entre seus colegas genins – ela é apresentada para nós como a menos capaz de seu time. Sendo superada por Naruto, apresentado para nós como o pior aluno da classe que não consegue fazer um jutsu corretamente, e até mesmo por Sasuke, que embora  seja um usuário do Sharingan, não possui controle de chakra necessário para usá-lo com total eficiência.

Para piorar, a personagem é introduzida como alguém com uma personalidade maçante e “irritante” – adjetivo canônico dado por seu futuro par romântico, Sasuke. Enquanto seus parceiros de time são treinados por Kakashi e um Sannin Lendário, Sakura é deixada de lado, sem treinamento. Assim, enquanto seus parceiros evoluem em poder e habilidades, Sakura, que já era vista como a mais fraca, permanece na mesma – muito abaixo da média. Como agravante desse quadro, quando ela enfim tem algum desenvolvimento, ele é atrelado a um personagem masculino. Mesmo treinando com uma Sannin Lendária, assim como seus parceiros, ela continua muito abaixo do nível de seus colegas de equipe durante boa parte do anime. Quando ela enfim consegue se igualar a eles no campo de batalha, ela ainda está muito atrás em nível de poder. Somado à isso, a personagem não tem nenhuma vantagem concedida por linhagem sanguínea ou tem uma divindade dando poderes para ela de graça, como acontece com Naruto e Sasuke. Tudo que ela conquista é por seu próprio esforço.

Mesmo o seu sensei, Kakashi Hatake, possui mais desenvolvimento e destaque na trama, vindo a se tornar o 6º Hokage futuramente. O mal desenvolvimento dela acarreta no próprio fandom detestando a personagem e desmerecendo seus feitos, que já são poucos. E mesmo que seus feitos sejam de grande importância na trama, ficando claro a sua evolução em nível de poder e habilidades, chegando a se equiparar a sua sensei, o fandom ainda insiste que ela não superou a lendária Tsunade, enquanto fica claro para o público que Naruto e Sasuke superaram os outros Sannins, Jiraya e Orochimaru. A personagem ainda termina o mangá e anime casada com Sasuke, um personagem que passou a trama inteira desprezando-a e tentou matá-la três vezes durante o enredo, sem contar o fato de que ela passou metade do anime atrás do mesmo com seu desenvolvimento atrelado à ele.

Mesmo sendo o interesse romântico do protagonista, Hinata Hyuuga, é outra personagem desprezada na trama desenvolvida por Kishimoto. Embora venha de um dos clãs mais importantes e talvez o mais poderoso da obra – visto sua linhagem descendendo dos Otsutsukis – e sendo a herdeira do clã, ela consegue ter menos desenvolvimento que seu primo do clã secundário, Neji Hyuuga. Para piorar, assim como Sakura, todo o seu desenvolvimento é atrelado ao seu amor por Naruto. Ela só se torna uma ninja de patamar elevado para poder estar no mesmo nível que seu amado, e ainda assim não consegue superar seu primo, que, inclusive, se torna o líder do clã durante a 4ª Guerra Ninja no lugar dela. Falando na 4ª Guerra, seu primo morre para salvar ela e Naruto com a justificativa de unir o casal, o que não acontece ao final do anime/mangá, precisando de um filme para que o “felizes para sempre” aconteça. A personagem chega a declarar seu amor para Naruto duas vezes e, em ambas, o protagonista ignora, ao invés disso, prefere passar o tempo indo atrás de seu amigo perdido. Passam-se mais de quinhentos episódios e capítulos e o casal não terminam juntos, precisando que a personagem seja sequestrada em um filme para que Naruto se dê conta de seus sentimentos por ela. Na continuação do anime, em “Boruto”, descobrimos que a personagem abandonou a vida de ninja e todo o progresso desenvolvido em “Naruto” para se tornar “uma mulher do lar”, dedicada a casa e o cuidado com os filhos, enquanto suas responsabilidades como herdeira do clã permanecem uma incógnita.

Temari e Ino são outras personagens que têm pouquíssimo tempo de tela, ainda menos que as citadas acima. Enquanto Temari é apresentada como uma kunoichi forte da Aldeia da Areia, tendo derrotado a personagem Tenten –  vista como a ninja feminina mais habilidosa da Folha entre as outras participantes femininas do Exame Chunin – e introduzida como uma excelente estrategista de batalha e uma das maiores usuárias do Estilo Vento do anime, ainda assim é vista como uma personagem pouco poderosa e com quase nenhum desenvolvimento de seu passado, sendo este atrelado a seu irmão, Gaara. Quanto ao seu futuro na trama, sua importância continua ligada ao seu irmão e ao fato de pertencer ao clã Kazekage e seu desenvolvimento no enredo acaba vinculado a outro personagem masculino, Shikamaru Nara. Embora ela termine a trama casada e com filho, ao contrário de Hinata, ela continua exercendo seu papel como ninja, mas sem deixar de fazer seus afazeres de casa e os cuidados com o filho, enquanto seu marido apenas exerce seu papel como ninja, chegando em casa a tempo de degustar da comida feita pela “mulher do lar”. Ino Yamanaka, por outro lado, passa metade do anime e do mangá exercendo sua rivalidade feminina com Sakura, tudo por causa de sua disputa pelo mesmo garoto. Assim, seu desenvolvimento acaba também atrelado a um personagem masculino, já que ela apenas evolui seu poder para superar Sakura por causa de Sasuke. Mesmo após seus grandes feitos na 4ª Guerra e tendo se tornado a maior ninja de seu clã superando seu pai, Inoichi Yamanaka, conectando toda a Aliança Shinobi durante a guerra e mais tarde conseguido com a ajuda de um aparelho conectar mentalmente todas as pessoas do mundo durante o filme “The Last”, ainda assim a personagem sofre do mesmo problema que Temari: embora continue exercendo seu papel como ninja, ela ainda é atrelada aos afazeres da casa, enquanto o marido só precisa se preocupar em ser ninja e voltar para casa com a comida e a cama feita pela esposa.

Uma outra personagem feminina que tem ainda menos tempo de tela que as demais citadas acima, é Tenten, que inicialmente é introduzida como uma kunoichi poderosa e habilidosa. Seu desenvolvimento é tão secundário, que ela termina o anime e mangá sendo a menos poderosa entre suas companheiras da mesma idade. Embora seja uma das maiores usuárias de armas do anime e faça parte de um time especialista em taijutsu, a personagem é a mais fraca de sua equipe, sendo muitas vezes citada como “útil” devido a sua capacidade de selar qualquer coisa em pergaminhos, fazendo com que ela sempre tenha em mãos instrumentos para a sobrevivência da equipe. Sua única batalha mais explorada é a qual ela luta consigo mesma durante o arco do “Resgate ao Kazekage”. Após isso, a personagem some e só retorna durante a 4ª Guerra para virar um meme nas mãos do fandom quando ela fala: “Eu vou selar o Madara”.

Se o problema já é grave analisando as personagens acima, quando você avalia a personagem dita como a maior kunoichi e ninja médica da trama, você consegue ver claramente o quão desperdiçadas são as personagens femininas na trama de Kishimoto. Mesmo sendo uma Sannin Lendária, Tsunade tem pouco desenvolvimento se comparado aos seus parceiros de equipe, Jiraya e Orochimaru. Tudo que sabemos sobre o passado da personagem, é que ela é neta do 1º Hokage, foi treinada pelo 3º Hokage, tornou-se uma Sannin Lendária, tem um irmão e um amado que morreram – desenvolvendo um trauma nela. Embora tenha vários feitos e provas de que é a mais forte e poderosa entre os três Sannins Lendários, o seu pouco desenvolvimento provoca comentários machistas do fandom, que não reconhecem seus feitos e a chamam de “a mais fraca” dos Sannins, apesar de tanto Orochimaru quanto Jiraya temerem ela e já quase terem morrido em suas mãos. A personagem é tão menosprezada pelo fandom que mesmo sendo a Hokage com mais feitos da obra e com maior tempo de tela como Kage, eles ainda insistem que ela é a mais fraca dos Hokages e não soube lidar com vários incidentes durante seu governo, incluindo a fatídica “Invasão de Pain”, na qual o fandom insiste que, pelo fato de ela não ter se envolvido diretamente na batalha, ela é “uma mulher fraca”. Tsunade, como a maior ninja médica do anime e mangá, foi essencial em vários momentos da trama, como na “Invasão de Pain” e durante a 4ª Grande Guerra Ninja, e sendo responsável pela criação do sistema médico da Aldeia da Folha – que foi copiado pelas outras nações, mas ainda assim é vista com menor destaque e importância que seus companheiros Sannins e Kages e até mesmo outros personagens masculinos secundários.

Personagens como Kakashi, Itachi, Minato, Jiraya, Orochimaru, Deidara, Obito, Pain e basicamente todos os vilões do anime, até mesmo vilões passageiros como Zabuza e Haku, têm mais destaque e desenvolvimento que todas as personagens femininas citadas acima, com Kishimoto reservando horas de tela no anime e inúmeros capítulos do mangá com flashbacks para evoluir os arcos desses personagens, enquanto as personagens femininas permanecem na obscuridade, com seus desenvolvimentos atrelados aos personagens masculinos, e por causa disso, tendo seus próprios feitos sendo menosprezados pelo fandom, que exaltam os personagens masculinos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade