sexta-feira, 23 de fevereiro de 2024

ENTREVISTA: Laura Neres: Por dentro da Psicologia Geriátrica

Publicado em 28 de abril de 2023, às 19:37
Fonte: Da Redação
Imagem cedida pela entrevistada.

Cada vez mais, os problemas relativos ao envelhecimento da sociedade estão na ordem do dia. Nesta entrevista, trazemos a psicóloga Laura Neres, pós-graduada em Geriatria e Gerontologia, que explica sobre o comportamento das pessoas idosas, defende que o envelhecimento, como tudo na vida, deva ser planejado e descreve como é sua prática com esses pacientes. Vale a leitura.

Região Tocantina – O que faz a Psicologia Geriátrica?

Laura Neres – A psicologia geriátrica é uma área da psicologia que estuda tudo que envolve o envelhecimento, tanto individual, quanto populacional, vai de cada profissional escolher qual o foco principal de sua pesquisa, mas pode estudar o comportamento, o luto, adoecimento, alterações físicas. Sempre com o foco em  como o idoso vai lidar com as diferentes alterações que contribuem de forma positiva ou negativa para a própria vida.

Região Tocantina – Os idosos têm uma necessidade maior de acompanhamento psicológico?

Laura Neres – Com certeza. A pessoa idosa tende a desenvolver mais transtornos, principalmente depressão e ansiedade, isso por diversos fatores, incluindo o luto por ver as pessoas que ama indo embora, por se sentir inútil, incapacidade motora e até o parar de trabalhar desencadeia a necessidade de terapia.

Região Tocantina – Na sua opinião, quais os grandes problemas psicológicos da terceira idade?

Laura Neres – Principalmente ansiedade e depressão. Isso porque aquele idoso um dia já foi uma pessoa muito ativa, já teve momentos incríveis para ela e agora, por algum motivo, deve estar numa cadeira de rodas ou com dificuldade de se locomover, até mesmo por conta da idade mesmo, essa pessoa se vê presa a não fazer aquilo que antes podia.

Região Tocantina – É possível ter uma terceira idade sem problemas psicológicos?

Laura Neres – Acredito que não, assim como não acredito que é possível viver uma vida sem o problema. Nesse momento da história que vivemos, tudo é muito imediatista, tudo é o agora e se não é agora: ansiedade. Com idosos não seria diferente, já que estão vendo o agora e o agora para eles é o envelhecimento e o envelhecer é triste.

Região Tocantina – Há receita para uma terceira idade feliz?

Laura Neres – Sim, mas, não é uma receita de bolo que precisa seguir com todas as medidas certas pra ter um bolo perfeito. O fato de se permitir viver nessa fase, claro, respeitando o seu próprio limite, já torna as coisas mais leves, compreender que sim, envelhecer é uma fase da vida igual a nascer e crescer e que é maravilhoso chegar nessa idade, com tanta violência no mundo.

Região Tocantina – É possível planejar a velhice?

Laura Neres –  Com certeza, desde que tenha consciência de que a pessoa vai envelhecer. Fazer planos e pôr em prática ações que ajudem pelo menos a envelhecer melhor e mais saudável, sempre compreendendo que a vida é uma caixinha de surpresa, não que a gente deva esperar que a qualquer momento nossa vida possa ser interrompida, mas com a consciência de que precisa aproveitar o máximo do tempo que tem, fazendo coisas que gosta.

Região Tocantina – Como você atua na psicologia geriátrica?

Laura Neres –  Eu gosto de, primeiro, criar vínculos, principalmente se o idoso tiver a necessidade desse vínculo, claro, respeitando sempre o limite de terapeuta e paciente. Além disso, ter paciência, saber escutar bem e captar alguns detalhes que eu possa questionar o idoso depois, trabalhar a memória e, principalmente, acolher o idoso, naquele momento ele precisa de mim, então acolher e deixar a conversa fluir para o processo fluir também.

2 respostas

    1. Olá Liratelma, atendo de forma online e presencial em São Luís -Ma. Você pode me encontrar em @lauranerespsi
      Obrigada, Marcos, pela oportunidade, a entrevista ficou muito boa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade