A professora Ana Elizandra Ribeiro tem duas identidades. Quando não está em suas atividades docentes, na rede pública estadual e municipal de Santa Luzia-MA, ela é Anna Liz Ribeiro, poeta com participações em mais de uma centena de antologias mundo afora, escritora com oito livros solo e ganhadora de diversos prêmios, como o Prêmio Alejandro Cabassa, concedido pela União Brasileira de Escritores do Rio de Janeiro – UBE/RJ, um dos mais importantes do Brasil, que já teve entre seus vencedores maranhenses nomes como Ferreira Gullar, Nauro Machado, Salgado Maranhão, Paulo Rodrigues e Luiza Cantanhêde. Com mais uma obra recém-lançada, “Ainda que seja tarde”, um olhar sensível sobre os tempos pandêmicos, a autora reflete nesta entrevista sobre a importância da leitura e da literatura neste mundo tão adverso, revela seu desejo de empreender no campo da arte e ainda desvela um pouco da sua trajetória pelos caminhos da escrita. Vale a leitura.
Região Tocantina – Para você, qual a importância da literatura?
Anna Liz Ribeiro – A literatura é necessária para refletir, mostrar, dar outros sentidos, estetizar a vida, as nossas experiências. Inclusive em momentos trágicos, como um pós-guerra, uma pandemia, um momento crítico na política, etc. E como arte da palavra é espaço de interação social e é um meio de humanização. Sem a arte, sem a literatura não haveria Humanidade, tampouco História.
Região Tocantina – A poesia ainda tem lugar no mundo?
Anna Liz Ribeiro – Mesmo com todo avanço tecnológico, mesmo vivendo com uma velocidade violenta, ainda há espaço e tempo para a poesia. Eu diria que a poesia é o respiro deste tempo voraz.
Região Tocantina – Como fazer o jovem gostar de literatura e, em especial, de poesia?
Anna Liz Ribeiro – Despertar o gosto pela literatura passa pelo encantamento. É preciso envolver as pessoas (os jovens) na magia da leitura. Então, eu penso que o(a) poeta, as pessoas que trabalham com a literatura, primeiro devem ser apaixonadas e depois devem ser encantadoras de palavras.
Região Tocantina – Qual é a trajetória de Anna Liz como escritora?
Anna Liz Ribeiro – A escrita surgiu na minha vida como sobrevivência, eu não falava sobre meus sentimentos (ainda hoje tenho dificuldade de falar), então a escrita é um espaço em que me sinto livre. Escrevo desde a adolescência. Mas foi em 2008 que resolvi publicar meu primeiro livro de poesia – um apanhado de poemas escritos na adolescência. De lá para cá, já são oito livros solo, organização de duas antologias com textos de autoras maranhenses, participação em várias antologias publicadas no Brasil e em outros países; participação em feiras nacionais e internacionais; posse em várias instituições literárias no Brasil e em outros países; destaque em alguns concursos literários nacionais e internacionais. Sou grata pela minha trajetória!
Região Tocantina – O que dizer para quem lê sua entrevista neste momento e pensa em também trilhar o caminho da literatura, como autor(a)?
Anna Liz Ribeiro – Todo caminho é construção. Primeiro de tudo, é preciso acreditar em si mesma, ter uma chama dentro de si. Outra coisa importantíssima é ter humildade, saber ouvir os mais experientes, aceitar críticas e ser autocrítica. Estudar é fundamental. Ser autor independente não é fácil, é preciso ter coragem. Na minha trajetória, muitos me deram a mão, tanto financeira como literariamente. Mas antes disso, eu sempre acreditei, visualizei e busquei. Com um tempo, as conquistas e o reconhecimento vêm. Paciência, fé, humildade, trabalho são fundamentais em toda trajetória.
Região Tocantina – Quais seus projetos futuros na literatura?
Anna Liz Ribeiro – Empreender com literatura. Além de escritora, quero ser empresária da área literária, promovendo muitas ações nesse campo. Tenho alguns projetos escritos e já realizados, como o “Poesia ponto a ponto – a voz da mulher maranhense”, que agrega literatura e bordado, com o objetivo de divulgar e valorizar a produção literária dessas mulheres (escritoras e bordadeiras) por meio de uma arte milenar – o bordado. O projeto já foi exposto em Portugal, no Encontro Internacional de Jornalistas e Escritoras. Assim, tenho outros projetos em execução como “Incentive um(a) jovem a ler”, “Oficina de leitura e escrita”, “Poesia na sala de aula”.
Região Tocantina – Que leituras influenciam você, como autora?
Anna Liz Ribeiro – Houve um tempo em que eu lia muito a produção literária do século XIX e do início do século XX e essas leituras influenciavam a minha escrita. Ultimamente, tenho lido mais a produção contemporânea, tanto de autores consagrados, como de amigos escritores. Gosto de ler de tudo, vou filtrando. Mia Couto é uma referência para mim, na Literatura Portuguesa Contemporânea. E Luiza Cantanhêde, Wanda Cunha, Paulo Rodrigues, Carlos Vinhort, Evilásio Jr e vários outros e outras têm sido leituras de cabeceira. Eu tenho lido mais mulheres.
Região Tocantina – Para você, qual é o papel, hoje, da literatura feita no Maranhão para a literatura brasileira?
Anna Liz Ribeiro – Historicamente, a literatura maranhense sempre foi destaque nacional e internacional com uma produção vasta e de muita qualidade, no entanto centralizada por muito tempo. Quando se falava de literatura maranhense, pensava-se logo em São Luís e em Caxias. Hoje, o que vemos é que a literatura maranhense saltou os muros dos centros e tem se espalhado por todo o Estado. Então, estamos vendo escritores do interior do Maranhão sendo destaque em concursos literários estaduais, nacionais e internacionais. Pensemos então que o Maranhão é um berço da literatura que tem se alargado.
15 respostas
Anna Liz exerce a docência e as atividades Literárias, com maestria; como Presidente da Associação de Jornalistas e escritoras do Brasil, coordenadoria, MA,tem uma enorme contribuição na visibilidade da Literatura produzida por mulheres,no estado do Maranhão! Parabéns!
Parabéns . Você é gigante como pessoa: humana, generosa, amiga e na sua arte, faz também a diferença. ❤️ voe cada vez mais, amo apreciar teus voos.
Ana Liz é uma poetiza e uma pessoa muito especial, amo os seus poemas.
Parabéns moça bonita! A poesia nos traz o brilho no olhar que só ela sabe.
Excelente entrevista.
Sou muito fã de Ana Liz! ela, e seus poemas, vem encantando bastante de mundo a fora, em sala de aula, ela é uma figura mágica, e desperta paixão no olhar de todos, deixando um gosto e curiosidade pela leitura em seus alunos. Sucesso minha querida.
Anna Liz, tens crescido muito como poeta, dos últimos livros que li para cá. Já começo a perceber uma obra que caminha para o transcurso da poesia de qualidade. Parabéns, vens conseguindo trilhar com maestria essa senda difícil que é a poesia. Muito lúcida a sua entrevista e continue nesta batida, vais conseguir a cada dia que a poesia te cubra de poemas. Caminhar junto é a receita de um bom poeta, Abraço, querida!
Anna Liz és especial. Gosto muito de tudo que escreves.
Ana Liz é uma poeta brilhante,.uma ativista cultural incansável e, acima de tudo, um ser humano extraordinariamente humana, no sentido real do termo.
Ana Liz é uma poeta brilhante, uma ativista cultural incansável e, acima de tudo, um ser humano extraordinariamente humana, no sentido real do termo.
Uma excelente escritora, Anna Liz enchendo de orgulho nós Luzienses com seu talento e encanto!
Parabéns a Escritora Anna Liz, através de seus acervos,muitos professores vem realizando um trabalho excelente em sala de aula com os alunos.Aprendizagem e Gratidão
Parabéns Que Deus te abençoe sempre
Uma excelente figura humana e uma escritora de grande sensibilidade.
Mulher extraordinária, que nós encanta com suas palavras ,tranformando-as em poesia!
Uma excelente escritora e de uma simplicidade, característica comum aos grandes poetas
Ana liz é luz! Ela tem uma poética que fascina entre a sensibilidade e o visceral. Tive o prazer de conhecê-la e a conquista veio de cara pelo imenso carisma que ela transmite.