Já se descobriu questionando promessas bíblicas?
Lembro-me bem de procurar entender o porquê que algumas mulheres
fervorosas nas orações e dedicadas à obra missionária recebiam elogios e
validações dos seus irmãos em Cristo, mas não de seus maridos. E por vezes nem mesmo dos filhos e demais familiares.
Por que aquela irmãzinha tão dedicada a Deus não recebia dele a graça de ter um marido honrado e que a honrasse?
A tomada de consciência que me trouxe respostas foi perceber que era uma falha minha prestar atenção apenas em um versículo bíblico e não no texto completo.
Lembro bem que todos os anos nas celebrações alusivas ao mês da mulher,
ouvíamos toda a igreja nos homenagear com o conhecido versículo de
provérbios capítulo 31, verso 10: “Mulher virtuosa quem a achará? O seu valor muito excede o de finas joias”… E aquilo continuava martelando na minha cabeça: Se Deus diz que meu valor muito excede o de finas joias, por que não sou tratada como tal?
Ao guardar no coração somente o trecho usado nos púlpitos, eu fugia de
conhecer algo que hoje me parece óbvio: se quero conquistar os louros do
cumprimento de uma promessa, preciso primeiro conhecer os requisitos para alcançá-la.
Àquela época, a mensagem que eu recebi era que bastava servir a Deus para ser a mulher virtuosa. Só hoje percebo que “temer ao senhor”, como diz o versículo 30, é apenas um dos requisitos para que uma mulher seja virtuosa. Vamos então enumerar as virtudes da mulher descrita no texto bíblico de Provérbios capítulo 31, versículos 10 ao 31:
Primeiro, no versículo 11 diz “seu marido confia nela” e assim segue a lista:
“ela só lhe faz o bem” e “com prazer trabalha com as mãos”. Já no verso 15 vemos que “antes de clarear o dia ela cuida da casa e dá tarefa as suas
servas”. Então vamos nós mulheres começar a refletir: A mulher virtuosa tem servas, e você tem? Quem tem lhe ajudado nas suas tarefas?
Ela “Entrega-se com vontade ao seu trabalho; seus braços são fortes e
vigorosos”. E você, querida leitora? Cuida da sua saúde para se manter forte e vigorosa? Você é diligente e cuidadosa? Porque a mulher virtuosa é caridosa e precavida, pois os versículos 20 e 21 mostram alguém que acolhe os necessitados e também as necessidades das pessoas da sua casa. Ah! Uma parte que eu adoro é “veste-se de linho fino e de púrpura”. Então, se liga, a mulher virtuosa é chique.
E no versículo 13 chegamos a um requisito que considero crucial: “seu marido é respeitado na porta da cidade, onde toma assento entre as autoridades da sua terra” e por isto pergunto aos homens que estão a passar os olhos neste texto: Esta descrição combina com você? Se sim, tem grande chance de você ter uma mulher virtuosa na sua vida, se não, acabaram-se as chances dela, pois segundo a bíblia ter uma marido honrado é um caminho determinante para ser honrada como uma mulher de virtudes.
E mais: verso 25 diz “reveste-se de força e dignidade; sorri diante do futuro”. Então mais uma vez eu questiono minhas irmãs leitoras: Como anda sua autoconfiança? Você tem visão positiva de futuro? Como você tem se posicionado? “Fala com sabedoria e ensina com amor” como diz o verso 26?
E não menos importante, ela é uma ótima dona de casa “Cuida dos negócios de sua casa e não dá lugar à preguiça” Ufa! Fiquei cansada só em ler e com base nesta leitura só temos uma simples conclusão a fazer: Pode rezar, ir à igreja, trabalhar na obra missionária, mas não é isto que fará uma mulher ser considerada virtuosa.
A verdade é a seguinte, descumpriu pelo menos um item desta lista, perdeu as joias da coroa. Por exemplo, se ao invés de ter um marido respeitado na cidade casou com um homem de reputação duvidosa? Sinto muito! Mas não tem como ser considerada virtuosa. Se por algum motivo um marido não confia na esposa, como no verso 11, também já eram as chance dela. É preguiços ela? Não faz caridade? Hummm… Deu ruim também.
Calma aí que tem mais! Em pelo menos quatro versículos diferentes o texto fala que a mulher virtuosa é uma empreendedora, no versículo 14 e 16 diz: “Como os navios mercantes, ela traz de longe as suas provisões” e “ela avalia um campo e o compra; com o que ganha planta uma vinha”. No 18 segue afirmando que ela “administra bem o seu comércio lucrativo, e a sua lâmpada fica acesa durante a noite”. Sim! Ela tem um comércio! E como diz no versículo 19 “Nas mãos segura o fuso e com os dedos pega a roca” instrumentos utilizados para fabricar tecidos, e por fim o 24 mostra como ela ganha dinheiro com vendas declarando que “Ela faz vestes de linho e as vende, e fornece cintos aos comerciantes” .
Então é isto! Quer a mulher ser chamada de virtuosa e ouvir sobre si as
declarações dos versos 28 e 29 que diz que “Seus filhos se levantam e a
elogiam; seu marido também a elogia, dizendo: Muitas mulheres são
exemplares, mas você a todas supera”? Então não basta apenas repetir o
versículo 30 que fala do temor ao Senhor. “Para ter a recompensa merecida e suas obras elogiadas” como diz o verso que encerra este provérbio, vai ter que ralar muito.
Comecei este texto para falar que na verdade a mulher virtuosa é uma mulher empreendedora, pois quem assim como os navios mercantes de longe traz provisões para seu lar e tem habilidade de avaliar e comprar um terreno e plantar nele uma vinha que renderá ainda mais dividendos ou mais alimentos para sua dispensa; quem sabe fazer sua mercadoria dar lucro; quem ganha dinheiro inclusive vendendo no atacado, já que ela vendia aos comerciantes, só pode ser chamada de empreendedora. Então se você tem sua própria empresa ou é empreendedora interna na empresa que trabalha, fechou! Um requisito você já cumpriu, boa sorte nos demais!
A principio poderíamos encerrar no parágrafo anterior, mas vou deixar aqui as “cenas do próximo capítulo” pois agora nasceu uma nova indagação: Será que não foram de expectativas como estas, lançadas em nós por nós mesmas, que tiramos a inspiração para vivermos a síndrome da mulher maravilha? Já ouviu falar? Se ainda não, deixa que eu te conto no próximo texto a ser publicado neste espaço. Deixa comigo! Afinal, sou uma mulher virtuosa, “dou conta de tudo” e ainda vou te contar o que penso sobre o desafio de buscar exceder o valor de finas joias.
Com amor, astúcia, diligência, disposição, alegria e capacidade de empreender e ensinar.