quinta-feira, 25 de abril de 2024

Imperatriz ganha presente musical com cheiro de terra, mato e fulô

Publicado em 14 de julho de 2022, às 20:40
Fonte: Assessoria de Imprensa. Texto: Claricia Dahlo.
Lilia Diniz presenteia Imperatriz com show em live. Foto: Ricardo Palito.

Em 2003, Lília Diniz escreveu o livro de poemas “Miolo de Pote da Cacimba de Beber”. Agora, a artista revisita e reinventa a obra com o álbum musical “Miolo de Pote em Cantigas e Versos”. No sábado, 16 de julho, no aniversário de Imperatriz, às 20h, Lília fará uma live lançando o CD em seu canal no YouTube – https://www.youtube.com/c/LiliaDiniz.

No show, a cantora será acompanhada por Rene Bomfim no violão, Maísa Arantes na rabeca e coro, Kika Brandão no pífano, Cássio Murilo e Chiquinho Lopes nas percussões, Cacai Nunes na viola e Keijin no acordeon.

Lília nos conta que “No espetáculo há interpretação dos poemas e cantigas em meio a um espaço cênico composto por elementos que propõe uma vivencia poética construída com referências do universo simbólico dos povos dos interiores do Nordeste, em especial o estado do Maranhão com as quebradeiras de coco babaçu, as lavadeiras dos rios e a meninice e juventude sertanejas. Dou vazão às minhas vivencias e me inspiro nos costumes, nos temperos gastronômicos advindos dos pequenos produtores, como é o caso do azeite e do leite de babaçu, do cuscuz de arroz e do pequi. Faço questão de valorizar a sonoridade poética dos falares e de mostrar nossa diversidade cultural que é tão presente na boniteza do folclore linguístico dos interiores do Brasil”.

Nesta mesma data, após a live, a artista disponibilizará gratuitamente a edição digital do livro de poemas “Miolo de Pote da Cacimba de Beber” (2003), em seu site www.liliadiniz.com.br. Dividido em quatro capítulos, o livro evoca os quatro elementos terra, água, fogo e ar, como guia para as sensações imagéticas dos poemas que transitam pelo universo dos interiores do Brasil, em especial do Maranhão. O livro está em sua quinta edição e se destaca como obra de maior vendagem do conjunto publicado por Lília Diniz, cerca de cinco mil exemplares, de modo independente em eventos e instituições de ensino.

Pelo site também será possível baixar gratuitamente as músicas do álbum “Miolo de Pote em Cantigas e Versos”. Com 29 faixas, o disco gravado e estúdio conta com arranjos criados pelo sanfoneiro Marcos Farias, tem direção musical, viola brasileira e coro de Cacai Nunes e é acompanhado por Kejin do Acordeon. O CD é patrocinado integralmente pelo Fundo de Apoio à Cultura do Distrito Federal – FAC/DF.

Lília Diniz

Atriz, escritora, cantora, produtora, gestora cultural e brincante, Lília Diniz é maranhense do povoado Creoli do Bina, município de Tuntum, distante 373 km da capital São Luís. Situado no Meio-Norte, o povoado fica na faixa de transição entre a Amazônia Legal e o Sertão nordestino. Aos sete anos, ela viveu o êxodo rural. Seus pais e mais nove irmãos mudaram-se para a cidade de Imperatriz.

Lília foi alfabetizada artisticamente pela literatura de cordel. É formada em Artes Cênicas, pela Universidade de Brasília (UnB), Pós-graduada em Gestão Cultural, membro da Academia Imperatrizense de Letras (MA) e da Academia de Letras do Brasil/Brasília. Além de “Miolo de Pote da Cacimba de Beber” (2003), a autora também escreveu “Mundo de Mundin” (2012); Mula sem cabeça (2012); “Sertanejares” (2012); “Ao que vai chegar” (2008) e “Babaçu, cedros e outras poéticas em tramas” (2002).

A multiartista que já morou em Açailândia e Brasília, em sua trajetória viajou por vários estados brasileiros apresentando alguns espetáculos, dentre eles: Sertanejares, Lira que Gira, Mundo de Mundin, Festejo das Comadres, Cora Dentro de Mim, Miolo de Pote e Quintal das Marias.

Mais detalhes do projeto, informações sobre livros e as novidades da artista podem ser encontrados em suas redes sociais Instagram e Facebook @liliadinizpoeta.

Serviço: Live de lançamento do CD “Miolo de Pote em Cantigas e Versos”

Quando: sábado, 16 de julho, às 20h, aniversário de Imperatriz

Onde: canal no YouTube

https://www.youtube.com/c/LiliaDiniz Site: www.liliadiniz.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade