quinta-feira, 28 de março de 2024

UM POUCO SOBRE O TEMPO

Publicado em 21 de junho de 2022, às 16:50
Imagem: Freepik

(Elson Araújo – Jornalista, advogado, escritor e membro da Academia Imperatrizense de Letras)

…Segundos, minutos, horas. É o tempo em mutação. Diabo e  santo.
O que  é isso que tantas marcas deixam nas coisas,  e nas vidas?

É o tempo!

Impiedoso, cruel, bom, mau. É simplesmente o tempo. Impiedoso, cruel, bom e mau. É o tempo, e nada mais.

E é assim, santo, às vezes diabo, o tempo está na linha paralela das nossas vidas. O danado sara, mas também provoca feridas.  Dizem até que o tempo “é o senhor da razão”, crescemos ouvindo isso, não é mesmo?  E assim, vamos aprendendo a esperar “dando um tempo ao tempo, ” e que alheio a tudo, segue seu curso, com a certeza de que cada segundo da vida nunca é mais, sempre é menos. 

Diante do mais, ser sempre menos, às vezes bate uma angustia; aí vem a vontade de correr e atropelar tudo o que vem pela frente, o que faz surgir outra necessidade humana: a de aprender   a domar, controlar o tempo, e usá-lo a nosso favor. Tarefa nada fácil!

Na verdade, ao se raciocinar sobre o elemento tempo chega-se à conclusão de que não existe essa dele passar rápido, como aprendemos desde cedo. Ora, o tempo segue no seu ritmo sem presa nenhuma, no seu curso natural. Nós, enquanto humanos, é que insistimos em lutar contra ele. Passar por cima dele deixando de respeitá-lo. É fato: o tempo merece respeito!

Uma certeza aparece cristalina na frente dos nossos olhos: o tempo segue forte deixando marcas, deixando lições, ensinando, como já observava o sábio Salomão lá no seu Eclesiastes, que debaixo do Céu há momento para tudo e tempo para cada coisa.

E como diz Caetano   em sua “Oração ao tempo”  o tempo é

…Compositor de destinos,

Tambor de todos os ritmos


Tempo, tempo,

 tempo, tempo.


Entro num acordo contigo

Tempo, tempo, tempo, tempo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade