quinta-feira, 28 de março de 2024

UFMA oferta capacitação com o tema Reabilitação da pessoa pós-Acidente Vascular Encefálico 

Publicado em 1 de junho de 2022, às 18:11
Fonte: Assessoria de Comunicação da Unasus-Ufma
Imagem cedida pela Unasus.

Profissionais que atuam no SUS, envolvidos no cuidado da pessoa com deficiência, bem como técnicos, acadêmicos e demais interessados na assistência à população com deficiência, já podem se inscrever no curso “Reabilitação da pessoa com complicações pós Acidente Vascular Encefálico”. As matrículas podem ser realizadas no saiteava.org e ficam disponíveis até o dia 31 de outubro. O início é imediato. 

Por meio da capacitação, o estudante poderá compreender os cuidados específicos para a reabilitação da pessoa com complicações após episódio de Acidente Vascular Encefálico (AVE), considerando as possíveis alterações físicas, auditivas, visuais, intelectuais e emocionais na pessoa diagnosticada com essa condição.

A oportunidade educacional é desenvolvida em um ambiente virtual inovador com recursos de acessibilidade (como audiodescrição e tradução para Libras), além de estar disponível também em versão para dispositivos móveis. Durante a jornada de estudos, o aluno terá acesso aos variados suportes educacionais e estratégias de avaliação, como: apresentação interativa, infográfico, material em PDF, recurso multimídia, e-book e questionário.

SOBRE O CURSO

Com carga horária de 30h, a oferta apresenta os seguintes conteúdos: epidemiologia, fatores de risco e diagnóstico dos casos de AVE; atenção à saúde da pessoa com AVE na Rede de Cuidados à Pessoa com Deficiência; acolhimento, abordagem interdisciplinar, apoio emocional e acesso dos usuários às Unidades Básicas de Saúde; avaliação funcional e reabilitação da pessoa com AVE; e complicações relacionadas aos casos de pós AVE (aspectos nutricionais e de higiene oral).

O curso é fruto da parceria entre o Ministério da Saúde e a Universidade Federal do Maranhão, por meio da Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA), Universidade Aberta do SUS (UNA-SUS/UFMA) e Grupo SAITE (CNPq/UFMA). Ao concluir a capacitação, o estudante receberá o certificado reconhecido pelo MEC e validado pela UFMA.

UNA-SUS/UFMA

A UNA-SUS/UFMA é um programa do Ministério da Saúde, vinculado à Diretoria de Tecnologias na Educação da Universidade Federal do Maranhão (DTED/UFMA), que desenvolve cursos gratuitos na modalidade a distância, voltados aos profissionais que atuam na área da saúde, sobretudo na Atenção Primária à Saúde. Para mais informações, acesse: www.unasus.ufma.br

DTED/UFMA

A Diretoria de Tecnologias na Educação (DTED/UFMA) é o setor responsável pela gestão da modalidade Educação a Distância na UFMA e reúne os programas Universidade Aberta do Brasil (UAB) e Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde (UNA-SUS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade