quinta-feira, 28 de março de 2024

Número de famílias endividadas bate recorde: confira dicas financeiras de especialista  

Publicado em 11 de abril de 2022, às 8:57
Fonte: Assessoria – Faculdade Pitágoras

Em levantamento realizado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), por meio da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), foi constatado o aumento no percentual de famílias endividadas ou com contas atrasadas no País. Segundo os dados, o cenário afetava 27% dos lares brasileiros no primeiro bimestre de 2022 – maior patamar desde março de 2010.  

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Anhanguera, Kennedy Veloso, afirma que os motivos para o quadro são diversos, porém a organização da rotina e de documentações pode auxiliar nas estratégias para sair do vermelho. “Quando nossos prazos e responsabilidades estão fora de ordem, de forma que não seja possível visualizar todos os compromissos, corremos o risco de acumular juros, gerar multas e ficar com o nome sujo”, alerta o docente. 

O especialista recomenda 5 dicas para conseguir se livrar do endividamento:  

PRIORIZAÇÃO  

As contas bancárias, como as de água e de luz, despesas com cartão de crédito e aluguel ou condomínio devem ser gastos priorizados na organização financeira. “O esperado é que não haja atrasos em nenhuma conta, mas a falta de dinheiro ou outros problemas podem atrapalhar os planos e, então, é necessário estabelecer algumas prioridades no orçamento”, afirma o coordenador.  

VENCIMENTOS  

É possível alterar as datas de vencimento de algumas faturas, de acordo com a política de determinadas empresas. “É interessante criar um calendário no qual os pagamentos serão feitos em um momento conveniente”, aconselha a docente. Quitações feitas com adiantamento podem receber abatimentos no valor total e ajudar nas economias domésticas.  

DÉBITO AUTOMÁTICO  

Alguns serviços podem ser pagos por meio de débito automático, sem boletos, o que evita o risco de esquecimentos e atrasos, além de cobranças adicionais. É necessário agendar o pagamento para dias em que haja saldo suficiente para a transação e verificar se os itens estão sendo cobrados corretamente. “É uma economia de tempo, porém é preciso tomar cuidados e evitar incluir contas com valores que oscilam todos os meses”, alerta.  

AGENDAMENTO  

Fazer anotações em uma agenda ou criar uma planilha de controle com o fluxo de entrada e saída de dinheiro pode auxiliar na visão objetiva dos gastos dentro de casa. Alguns aplicativos gratuitos possibilitam a melhora na organização de despesas domésticas para aumentar a saúde financeira de cidadãos. “O importante é colocar na ponta do lápis quais são os seus gatos e não perder nenhum ponto de vista”, destaca.  

RESERVA DE EMERGÊNCIA  

Gastos com saúde e acidentes podem desregular o orçamento familiar e ter uma quantia guardada irá facilitar a solução de problemas inesperados. “Pode parecer utópico sugerir uma reserva de emergência em alguns quadros em que a renda é bastante controlada, porém, se for possível, é aconselhável separar um pouco da renda líquida para lidar com possíveis imprevistos”, ressalta o professor. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade