quinta-feira, 28 de março de 2024

Imposto de renda: veículos usados que foram vendidos com lucro podem estar com pendências no fisco 

Publicado em 19 de março de 2022, às 16:44
Fonte: Assessoria de Comunicação da Faculdade Pitágoras
Imagem: Faculdade Pitágoras

Com o mercado aquecido e com uma valorização média de 30% no valor dos veículos usados muitas pessoas estão vendendo seus automóveis e obtendo lucros com as transações financeiras. Porém, isso deve ser informado a Receita Federal num período de 30 dias. 

De acordo com o coordenador do curso de Ciências Contábeis da Faculdade Pitágoras, Kennedy Veloso, o proprietário que não realizar a declaração nesse período com o ganho de lucro terá que realizar a declaração posteriormente e recolher o valor com juros e correção monetária. 

“Ao realizar a venda do veículo com ganho de valores, o proprietário é obrigado a informar a receita num prazo de 30 dias. O contribuinte deverá baixar o programa do Ganho de Capital no site da Receita Federal, efetuar o preenchimento do referido aplicativo (com todos os dados do veículo, as informações de compra e venda) e pelo programa gerar a guia de recolhimento”, explica. 

O docente acrescenta “as informações deverão compor a declaração de imposto de renda pessoa física a ser entregue até 29 de abril de 2022.Na própria plataforma é possível gerar a guia de pagamento para o fisco”, explica o docente. 

Veloso destaca que as transferências de bens com valores superiores a 35 mil reais onde se registra lucro poderá ter uma tributação de 15%. A declaração do Imposto de Renda também deve contar com as informações, mesmo se o proprietário já tiver informado a negociação via plataforma de Ganho de Capital.  

“É simples a forma de informar a negociação. Na própria ferramenta a pessoa pode solicitar a exportação das informações para o IRPF, porém é necessário ficar atento para não deixar esse dado de fora”, alerta. 

A declaração do Imposto de Renda começou no último dia 07 de março e o prazo final para entregar os dados é o dia 29 de abril. Para quem perder o prazo, a multa de atraso das declarações será de 1% a 20% sobre o imposto devido, tendo o valor mínimo de R$ 165,74. 

Faculdade Pitágoras 

Fundada em 2000, a Faculdade Pitágoras já transformou a vida de mais de um milhão de alunos, oferecendo educação de qualidade e conteúdo compatível com o mercado de trabalho em seus cursos de graduação, pós-graduação, extensão e ensino técnico, presenciais ou a distância.   

Presente nos estados de Minas Gerais, Maranhão, Goiás, Ceará, Pará, Piauí, Paraíba, Pernambuco, Acre, Alagoas, Bahia, Espírito Santo, Paraná e São Paulo, a Faculdade Pitágoras presta inúmeros serviços à população por meio das Clínicas-Escola na área de Saúde e Núcleos de Práticas Jurídicas, locais em que os acadêmicos desenvolvem os estudos práticos. Focada na excelência da integração entre ensino, pesquisa e extensão, a Faculdade Pitágoras oferece formação de qualidade e tem em seu DNA a preocupação em compartilhar o conhecimento com a sociedade também por meio de projetos e ações sociais.    

A Faculdade Pitágoras nasceu herdando a tradição e o ensino de qualidade oferecido pelo Colégio Pitágoras, fundado em 1966, que também deu origem ao grupo Kroton. Para mais informações, acesse o site.  

Sobre a Kroton   

A Kroton nasceu com a missão de transformar a vida das pessoas por meio da educação, compartilhando o conhecimento que forma cidadãos e gera oportunidades no mercado de trabalho. Parte da holding Cogna Educação, uma companhia brasileira de capital aberto dentre as principais organizações educacionais do mundo, a Kroton leva educação de qualidade a mais de 936 mil estudantes do ensino superior em todo o País. Presente em mais 1.900 municípios, a instituição conta com 131 unidades próprias, sob as marcas Anhanguera, Pitágoras, Unic, Uniderp, Unime e Unopar e é, há mais de 20 anos, pioneira no ensino à distância no Brasil. A Kroton possui a maior operação de polos de EAD no país, com 2.259 unidades, e oferece no ambiente digital 100% dos cursos existentes na modalidade presencial. Com a transmissão de mais de 1.000 horas de aulas a cada mês em ambientes virtuais, a Kroton trabalha para oferecer sempre a melhor experiência aos alunos, apoiando sua jornada de formação profissional para que possam alcançar seus objetivos e sonhos. Para mais informações, acesse o site.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade