sexta-feira, 29 de março de 2024

COLUNA LUNA SOLIS 08: Os spin-offs na Literatura

Publicado em 28 de fevereiro de 2022, às 9:53
Imagem cedida pelas autoras.

Será que todas as histórias realmente devem ou têm um final? Você já se deparou em algum livro com algum personagem interessante, que sempre pensou que merecia ter sua história contada? Ou ter algum universo sendo mais explorado, com novos personagens e aventuras? Ou ter a continuação daquele final, acompanhando uma nova geração de personagens? Bom, isso pode acontecer na literatura através dos chamados spin-offs, histórias que conseguem aprofundar e explorar ainda mais uma narrativa.

O spin-off é uma derivação, ou seja, surge de algo que já existe. Na Literatura, o spin-off se origina quando um personagem secundário ganha sua própria história ou quando o universo ficcional criado é ampliado, podendo ser uma sequência dos eventos do livro ou saga original ou ser uma história que acontece em uma outra linha temporal, antes ou depois dos eventos narrados originalmente. 

É comum confundir um “spin-off” com um “prequel”; o que os diferencia é justamente os personagens usados na narrativa. Um prequel é uma história com eventos anteriores à narrativa de um livro ou material que já existe, mas embora o universo já seja conhecido, os personagens são novos e, portanto, desconhecidos do público. Em um spin-off, usa-se personagens que já foram apresentados e os eventos anteriores estão intimamente ligados a esse personagem já conhecido. 

No universo de Harry Potter, por exemplo, o filme “Animais Fantásticos e Onde Habitam” embora pareça um prequel por se passar em eventos anteriores ao da saga Harry Potter, o longa é classificado como spin-off, pois seu protagonista é um personagem que já foi apresentado anteriormente ao público. A série Harry Potter, também possui um “spin-off” de continuação, o “The Cursed Child” (ou Criança Amaldiçoada) que segue a vida dos filhos dos personagens que conhecemos na obra original e continua a abordar esses personagens e o que aconteceu com eles após o término da saga que deu início a tudo. 

A autora Cassandra Clare escreveu livros spin-offs e prequels que derivam da saga “Instrumentos Mortais”. A saga “As Peças Infernais”, por exemplo, é um prequel já que se passa em eventos anteriores ao da saga original, mas segue personagens totalmente novos para o público. Enquanto o livro “As Crônicas de Bane” que também se passa em eventos anteriores à “Instrumentos Mortais” é considerado um spin-off, pois acompanha a vida pregressa de Magnus Bane, personagem que fomos apresentados na obra original. Já a nova saga “Artifícios das Trevas” que também se passa no mesmo universo é um spin-off de continuação, além da trama narrar acontecimentos que são consequências diretas do último livro da saga “Instrumentos Mortais”, os protagonistas da nova série já haviam sido apresentados na saga original.  

Outro autor que se usa bastante de spin-off é Rick Riordan. Enquanto “Heróis do Olimpo” é um spin-off de continuação que segue as consequências diretas do último livro da saga “Percy Jackson e os Olimpianos” e continua a abordar a vida de Percy e Annabeth após a guerra contra o titã Cronos, embora nessa nova saga os dois dividam o protagonismo com outros cinco novos personagens. Outro spin-off de continuação é “As Provações de Apolo”, nesse cenário, seguimos a vida do deus Apolo após o mesmo ser castigado por seu pai Zeus devido às ações de Apolo nos eventos de “Heróis do Olimpo”. 

Recém lançado pela editora Arqueiro, o 5º livro da saga Acotar, “Corte de Chamas Prateadas”, trouxe como protagonistas um casal muito querido pelos leitores dos livros da autora Sarah J Maas: Nestha e Cassian, antes personagens secundários durante os eventos dos livros anteriores, mas que agora ganharam o protagonismo e um desenvolvimento do seu relacionamento, além de trazer novas tramas e teorias para a saga. Além disso, a autora ainda pretende trazer novos livros focados em mais personagens secundários, além de criar um universo interligado entre suas histórias – o chamado crossover (quando uma ou mais histórias se entrelaçam) – com sua mais recente obra, “Casa de Terra e Sangue”, que também é um lançamento recente da autora.

O romance entre uma humana e um alienígena é o palco principal dos acontecimentos da Saga Lux, da autora Jennifer L. Armentrout. Contando com 5 livros, a trama apresenta personagens interessantes e com propósitos bem definidos, além dos conflitos e guerras que conquistaram muitos leitores. Durante os eventos do 3º livro, o casal protagonista conhece o enigmático Luc, que se revela ser um Original: um “híbrido” de humano e Luxen. Ficamos sabendo um pouco sobre seu passado e seu envolvimento com a personagem Evie e como ele acabou se tornando quem ele é, eventos estes que são contados no spin-off da saga, em “A Estrela Mais Escura”. Também sendo derivado da obra, “Obssession” conta a história de Hunter, um Aurum, raça alienígena inimiga dos Luxen, também apresentado anteriormente na saga, e como ele se envolve com a humana Serena ao ter que protegê-la de ser morta pelos Luxen.

Ao longo da Saga do Tigre, de Coollen Houck, somos apresentados ao passado dos irmãos príncipes Ren e Kishan e como eles acabaram sendo amaldiçoados pelo vilão feiticeiro Lokesh ao terem se envolvido com sua filha, Yesubai. E é no spin-off A Promessa do Tigre” que ficamos sabendo de detalhes que não foram explorados, além de um pouco mais do passado dos irmãos e do quanto eles eram diferentes antes dos eventos iniciais de “A Maldição do Tigre”.

Muitas histórias conseguem ser tão envolventes e com personagens interessantes, que de certa forma acabam quase que “pedindo” por um spin-off, uma vez que muitas vezes a trama em si é tão intensa que não abre espaço para conhecermos mais um pouco de um ou mais personagens. E é através do spin-off que o leitor tem a oportunidade de ver um lado de um determinado personagem, ou saber algo do passado dele que não foi explicado na trama original. Além disso, os spin-offs podem ser uma boa chance de os autores explorarem mais o universo que foi criado, além de poder estreitar laços entre personagens e até mesmo com os próprios leitores.

Os spin-offs em Território de Fúria

O universo de Território de Fúria se passa em uma realidade alternativa que abre espaço para histórias e personagens paralelos. Além dos personagens recorrentes que são apresentados ao longo da narrativa, temos alguns personagens com histórias e até tramas interessantes, que dialogam com questões que são apresentados na história.

Lissa e Kaleb são dois personagens que são bastante próximos dos protagonistas, Valerie e Roman, e ambos possuem histórias bastante distintas: enquanto Lissa vem de uma respeitada família de mentalistas e possui uma certa popularidade, Kaleb é um mestiço que dirige um cassino e é alvo de preconceito por sua condição e sua amizade com Roman, um herdeiro de um clã – e ambos terão que se juntar em uma importante missão.

Eles são alertados por Roman e seu esquadrão de Rastreadores sobre indícios de roubos misteriosos que estão ocorrendo nos arredores de uma província que faz divisa com um território humano. Como se não bastasse, ainda terão que lidar com a chegada de Evan, um novo personagem com um passado sombrio e que parece ter ligação com esses ataques – mas não consegue se lembrar de nada. Juntos, o trio terá de desvendar o quebra-cabeça e lidar com novas ameaças, além de desenvolverem seu relacionamento ao mesmo tempo que lidam suas próprias questões e seu passado.

Os spin-offs em A Piromante de Lumiére

Quando um personagem secundário é interessante e ainda tem muita coisa para contar, é preciso encontrar espaço para abordar sua história. Em  “A Piromante de Lumiére” encontramos dois personagens cujo passado enigmático tem muito a acrescentar para compreender as intrigas do Submundo e como elas afetam Priamus. Estou falando aqui de Ryan Midnight, o semideus filho de Nyx, e Kieran Shadoworld, o elfo filho de Hades.

Na trama de “A Piromante de Lumiére” descobrimos que Ryan quebrou o Equilíbrio da Vida e da Morte, e foi sentenciado a servir Hades. Mas pouco sabemos sobre o tempo, consideravelmente longo, em que o semideus esteve trabalhando para o Imperador do Submundo. O que ele fez? Que tipos de trabalho ele executou em nome de Hades? Para quais outros planetas e universos ele viajou? Que tipos de magia ele aprendeu ao visitar outras dimensões? Essas são respostas que pretendo explorar em seu livro solo, o spin-off intitulado: “O Semideus Condenado”.

Outro personagem com passado misterioso é Kieran Shadoworld. Embora seja um filho fora do casamento, o elfo é reconhecido como Príncipe do Inferno e o herdeiro do trono. E é claro, que sua situação incomum gerou problemas tanto políticos como familiares no Submundo. Compreender o passado do personagem é essencial para entender e nos aprofundar na complexidade dos personagens que compõem a Corte Real do Submundo. Prontos para conhecer mais sobre Hades, Perséfone, Macária, Melinoe, Deméter, Adônis e o próprio papel de Kieran nessa família nada ortodoxa? Você terá a chance de conhecê-los com mais profundidade no spin-off O Príncipe do Inferno”.

As Crônicas do Submundo”, é uma saga que é spin-off de continuação e que narram eventos que se passam após “Pyles Tou Chrónous”, acompanhando a vida da protagonista de “A Piromante de Lumiére”, Kimberly Cassidy enquanto executa missões como Agente do Inferno. Nessa nova saga spin-off somos apresentados a outros personagens do Submundo que eventualmente ganharão suas próprias histórias e, portanto, irão ampliar o universo criado, abordando outras facções do Inferno e até outros reinos do Submundo. 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade