sexta-feira, 29 de março de 2024

Por que tantos porquês?

Publicado em 23 de fevereiro de 2022, às 18:05
Imagem fornecida pela autora

Quem nunca abreviou “pq” em conversas no WhatsApp e em publicações das redes sociais que fale agora ou cale-se para sempre!

Brincadeiras à parte, o uso do termo abreviado tem sido muito popular quando os usuários querem garantir mais agilidade na comunicação, mas também quando não recordam qual dos porquês utilizar na frase.

Além da utilização nas redes sociais, a dúvida na hora de utilizar corretamente os porquês também causa transtornos nos vestibulares, concursos, Enem e em diversas situações em que é necessário saber a diferença entre eles.

Mas de onde vem tantos porquês?

Essa era a dúvida que pairava em minha mente todos os dias e mesmo sabendo diferenciar e utilizar cada um dos porquês, eu ficava me perguntando de onde eles teriam surgido. Eu nunca encontrava uma resposta que de fato me levasse ao surgimento das palavras e nem mesmo na universidade isso foi comentado.

Navegando pela internet, em mais um dia de curiosidades insistentes, eis que encontro uma matéria da jornalista Rita Loiola para a Revista Superinteressante.  

De acordo com o texto, nossa Língua é derivada do latim em que para perguntas era usada a palavra “quare” e para respostas a palavra “quia”. Por algum motivo, os portugueses resolveram usar somente uma para as duas funções e, portanto, prevaleceu a palavra “pro quid” vinda diretamente do latim vulgar. E para simplificar, alguém teve a ideia de escrever um junto e outro separado.

Para completar, em 1931 surgiram mais duas regrinhas básicas: o “que” ganhou acento circunflexo quando é tônico e vem antes de pontuação e o “porque” substantivo virou “porquê” como utilizamos hoje.

E assim eu consegui acabar de vez com essa dúvida sobre quem tinha sido o responsável por causar essa confusão em nossa mente.

Mas para não perder o costume, vamos reforçar a maneira correta de empregar cada um dos porquês em uma frase?

PORQUE

Usado para frases afirmativas causais e explicativas (resposta)

Ex: Vou à escola porque preciso estudar.

POR QUE

Usado em frases interrogativas

Ex: Por que você tomou o meu suco?

PORQUÊ

Usado como substantivo e deve ser usado quando tiver significado de motivo ou razão.

Ex: Não consigo entender o porquê da sua raiva.

POR QUÊ

Usado antes de ponto (interrogação, final ou exclamação)

Ex: Você está zangada, por quê?

Agora que você já aprendeu de vez, pode parar de usar o “pq” em suas mensagens de texto!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade