quinta-feira, 28 de março de 2024

Mais de 1300 famílias da região Bico do Papagaio são beneficiadas com distribuição de auxílio-gás

Publicado em 22 de fevereiro de 2022, às 9:18
Fonte: Assessoria – APA/TO

Nos últimos dois anos, a quantidade de pessoas em situação de insegurança alimentar saltou de 10,3 milhões para 19,1 milhões, segundo dados divulgados recentemente pela Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (Rede Penssan). Este número representa que 55% da população brasileira vive sem acesso regular e permanente a alimentos.

Atentos a essa realidade, diversos movimentos sociais têm desenvolvido iniciativas para minimizar a situação dos que passam fome. É o caso das organizações que compõem a Rede Bico Agroecológico e Alternativas para Pequenas Agriculturas do Tocantins (APA-TO), que estão distribuindo auxílio-gás para 1.383 famílias de 52 comunidades rurais e bairros urbanos da periferia, localizados em 12 municípios da região do Bico do Papagaio e Araguaína.

A ação foi iniciada no dia 18 de fevereiro, nos municípios de Araguatins, Axixá, Buriti do Tocantins, Esperantina e em seis comunidades da região, e será estendida até o dia 28. A assessora técnica da APA-TO, Selma Yuki Ishii, explica como são realizadas as atividades da organização junto aos beneficiados. “Este é um trabalho coletivo e que envolve muita solidariedade de todas as organizações que compõem a Rede Bico do Papagaio. O auxílio-gás está sendo entregue às famílias em situação de vulnerabilidade social, por comunidade, e respeitando os protocolos de segurança exigidos na conjuntura da pandemia”.

Ação Brasileiros Pelo Brasil

Esta é a segunda etapa da ação, que integra a campanha nacional da Fundação Banco do Brasil (FBB), por meio do projeto social “Ação Brasileiros pelo Brasil”, que solicita apoio de mais brasileiros neste projeto social.

“Encher a vida de oportunidade, alimento e esperança – uma campanha solidária da FBB e de muitos parceiros que apoiam a agricultura familiar e faz chegar de alimentos para quem mais precisa. Participe! Faça sua doação. Chave PIX: [email protected]. Acesse o site da campanha e saiba mais (https://brasileirospelobrasil.fbb.org.br/).

Na região do Bico do Papagaio e demais municípios próximos, a primeira etapa desta campanha foi desenvolvida no final do ano passado, em parceria com o MIQCB (Movimento Interestadual das Quebradeiras de Coco Babaçu), a Cooperativa de Produção e Comercialização dos Agricultores Familiares Agroextrativistas e Pescadores Artesanais de Esperantina (COOAF-Bico), a Cooperativa dos Agricultores da Reforma Agrária e de Pequenos Produtores (COOPERAMAZÔNIA),  os sindicatos dos Trabalhadores e das Trabalhadoras Rurais e associações locais.

Para a beneficiária Valquíria Ferreira dos Santos, do município de Buriti, a iniciativa tem auxiliado muito as famílias da região. “Esse vale-gás veio numa hora certa, assim como as cestas básicas que recebemos antes, que ajudou a todos nós. Então tenho muito a agradecer”, comemora.

Distribuição dos auxílios-gás

Devido aos riscos, a entrega dos botijões de gás não está sendo realizada no mesmo momento das entregas dos vouchers (auxílios-gás). O beneficiário deverá retirar o botijão junto ao fornecedor cadastrado e autorizado, dentro de 45 dias. Para mais informações, os interessados devem entrar em contato pelo número: (63) 3456-1407.

Municípios atendidos: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Axixá, Buriti, Cachoeirinha, Carrasco Bonito, Esperantina, Praia Norte, São Bento, São Sebastião, São Miguel e Itaguatins.

APA-TO

A Alternativas para a Pequena Agricultura no Tocantins (APA-TO) atua no estado do Tocantins desde 1992 e trabalha junto aos agricultores familiares, utilizando os princípios da agroecologia para construir sistemas produtivos sustentáveis. As bases de seu trabalho são o planejamento e a implementação do desenvolvimento local para pequenos agricultores, a assessoria para a negociação de políticas públicas, a busca de segurança alimentar e geração de renda para famílias de agricultores, a organização do comércio e a formação de lideranças.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade