sexta-feira, 29 de março de 2024

Obras de Josué Montello viram série de podcasts

Publicado em 18 de fevereiro de 2022, às 14:17
Fonte: Dcom – UFMA com informações do blog edwilsonaraujo.com

Alunos da disciplina “Texto e Roteiro para Mídia Sonora” do curso de Rádio e TV da Universidade Federal do Maranhão criaram, recentemente, narrativas em áudio baseadas no romance “Noite sobre Alcântara”, de Josué Montello. A obra, lançada em 1978, terá nova edição em 2022, e os podcasts, concebidos no gênero educativo-cultural, têm objetivo de proporcionar aos ouvintes o acesso a alguns trechos, conteúdos e personagens emblemáticas do livro. A coordenação geral da série é do professor do curso de Comunicação Social do Câmpus São Luís Ed Wilson Araújo.

Os podcasts foram estruturados com aberturas que situam a audiência no tema abordado, seguidos da leitura de trechos do livro relacionados ao assunto e a análise de especialistas na obra montelliana: o professor do Departamento de Letras da UFMA Dino Cavalcante; e a bibliotecária gestora da Casa de Cultura Josué Montello, Wanda França de Sousa.

Na fase de planejamento e redação dos roteiros, ambos proferiram palestras alusivas à obra “Noite sobre Alcântara” e fomentaram junto aos alunos conhecimento mais detalhado acerca do livro, enfatizando as suas personagens, os cenários, a conjuntura político-econômica da época e a dimensão estética presentes no romance.

A disciplina foi ministrada de forma remota, com uso da plataforma Zencastr para a gravação dos podcasts, em que os estudantes foram orientados por Saylon Sousa, radialista, mestrando em Comunicação e sonoplasta do Laboratório de Rádio da UFMA. Os trabalhos foram concluídos em janeiro deste ano, e, ao longo da disciplina, a única atividade presencial foi uma visita à Rádio Timbira AM.

Durante o planejamento, a produção, a redação dos scripts, a gravação e a edição, os estudantes aplicaram as técnicas e o conteúdo teórico sobre a estratégia do roteiro, manejando os elementos da linguagem radiofônica: palavra falada, música, efeitos sonoros e silêncio, segundo o professor Ed Wilson. Os podcasts foram elaborados em equipes, mas a turma inteira participou de todas as etapas de planejamento e produção.

Sobre a obra

O romance memorial e histórico transita entre a opulência e a decadência de Alcântara, manifestada no processo de empobrecimento da aristocracia. Duas personagens evidenciam o conflito: Natalino, herói militar da Guerra do Paraguai; e Maria Olivia, filha da aristocracia, que, na juventude, estudou na Europa. Ambos retornam a Alcântara, e as suas vidas são pontuadas por vários lances ao longo da narrativa. Na aurora do século XX, a obra é marcada pelos contrastes entre opulência e decadência, republicanos e monarquistas, escravocratas e abolicionistas, sagrado e profano, vida e morte.

Veja a lista abaixo e ouça os episódios:

A decadência das fazendas, por Fernanda Daphiny, Marcos Grativol e Mateus de Sousa.

O incêndio no casarão de Davi Cohen, por Ana Rafaele Silva, Sylmara Durans e Jarina Gomes.

Alcântara do passado e o cenário atual, por Joelma Baldez e Cryslane Sousa.

O contexto sócio político de Alcântara, por Victor Sá e Amorim Filho.

A falência do modelo agro-exportador, por Luis Felipe Ribeiro, Raul Pontes e Camila Moura.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade