quinta-feira, 28 de março de 2024

 Idosos precisam de cuidados especiais para preservar saúde bucal 

Publicado em 14 de fevereiro de 2022, às 18:22
Fonte: Assessoria – Faculdade Pitágoras

Os cuidados com o corpo precisam ser redobrados na terceira idade e com a saúde bucal não é diferente. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 41% dos brasileiros com mais de 60 anos perderam todos os dentes, o que afeta a alimentação e a qualidade de vida de pessoas idosas. De acordo com o dentista e coordenador do curso de Odontologia da Faculdade Pitágoras, professor George Nascimento, é preciso aumentar a atenção sobre o que acontece dentro da senilidade.

“O cuidado com a saúde bucal torna-se tão importante na terceira idade quanto em qualquer outra fase da vida, e exige ainda atenção para algumas particularidades do envelhecimento, como a diminuição na produção de saliva e a retração da gengiva, além dos efeitos do uso de muitos medicamentos, que podem causar secura e halitose”, afirma o dentista. No entanto, segundo o especialista é possível chegar à idade avançada de maneira saudável e sem edentulismo, nome que se dá à perda total ou parcial dos dentes.

“O edentulismo prejudica a mastigação, a digestão, a fala e tem efeitos negativos na saúde mental da população idosa, que fica com a autoestima comprometida e tende a limitar o convívio social. Uma das principais causas desse quadro é a doença periodontal e a cárie”, explica.

O docente recomenda hidratação constante para equilibrar a produção de saliva e uma alimentação supervisionada de forma multiprofissional por um nutricionista, de preferência rica em fibras e com restrição de açúcares. “Outra orientação é realizar uma boa escovação com um creme dental que contenha flúor todos os dias após as refeições. O uso de fio dental e enxaguante bucal vale para todo mundo, incluindo quem faz uso de uma prótese removível. Não deixe de ir ao dentista”, recomenda o especialista.

PRÓTESES 

Para usuários de próteses ou de dentaduras, o indicado é retirá-las após as refeições para escovação completa com uma escova macia e detergente ou produtos específicos para higiene de próteses dentais (sem utilizar cremes dentais), segundo o especialista.

Antes de dormir, a dentista observa que o item deve ficar em um copo com água e algumas gotas de hipoclorito de sódio (água sanitária). “Isso é importante para manter a peça protegida e proporcionar o relaxamento dos tecidos de suporte”, finaliza.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade