quinta-feira, 28 de março de 2024

PROFESSOR DA UFMA IMPERATRIZ É VICE-CAMPEÃO DE LUTA MARAJOARA

Publicado em 30 de janeiro de 2022, às 9:34
Fonte: Diretoria de Comunicação da Ufma
Imagem cedida pelo professor Fábio Cardias

Entre os dias 10 e 20 de janeiro, ocorreu o tradicional festejo católico popular de São Sebastião de Cachoeira do Arari, em Marajó, Pará, com o seu mais tradicional torneio de luta marajoara, que contou com a participação do professor Fábio José Cardias Gomes, do curso de Enfermagem do Câmpus Imperatriz. Na ocasião, ele ganhou uma taça de segundo lugar e uma premiação no valor de R$ 400.

A luta marajoara, citada na Base Nacional Curricular Comum (BNCC), é organizada desde 2002 e não é uma arte marcial de origem guerreira, sendo uma prática corporal de origem lúdica e com potencial esportivo. O docente contou que, em 1997, conheceu Marajó e, tempos depois, voltou para coletar dados no primeiro Campeonato Paraense de Luta Marajoara, em Ponta de Pedras, município paraense.

Em 2022, Fábio Cardias, que também é judoca e angoleiro, com a intenção de vivenciar e divulgar a luta marajoara, participou da competição contra com o campeão local dos pesos pesados, conhecido Xaréu, e ganhou a simbólica taça de segundo lugar e a quantia de R$ 400.

“Não houve preparação específica, foi a busca de uma experiência devido à prática do judô e capoeira angola, querendo experimentar corporalmente a luta marajoara como prática corporal, mas dentro do contexto brincante do Festejo de São Sebastião de Cachoeira do Arari”, detalhou.

O professor é pesquisador do esporte e seus trabalhos analisam a atividade física em relação à saúde e o bem-viver comunitário. Ele afirmou que quer treinar mais formalmente a luta e participar de campeonatos ou vivências locais marajoaras, aproveitando para realizar pesquisas sobre o tema.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade

Sites relevantes para pesquisa

Nós, do site Região Tocantina, queremos desejar, a todos os nossos leitoras e nossas leitoras, um FELIZ NATAL, repleto de fé, alegria, paz, saúde e felicidade.

E que as comemorações possam realçar nossos melhores e duradouros sentimentos.

FELIZ NATAL!

Publicidade